Jovens do CASA Arujá visitam Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Atividade cultural é parte da programação de férias do centro socioeducativo

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Arujá, na região do Alto Tietê, visitaram na última sexta-feira (14) o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. O foco foi conhecer a vivenciar a história e a influência africana na arte e na sociedade brasileiras.

A ação cultural, que contou com apoio do setor educativo do Museu, é parte da programação das férias escolares de diferentes centros socioeducativos da Fundação CASA, na parceria com a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (Gacep).

Por cerca de duas horas, os jovens conferiram esculturas, gravuras, pinturas, fotografias e diversas outras obras de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII e os dias de hoje. As exposições presenciais se dividem em de longa duração, temporárias e itinerantes.

Uma das exposições temporárias em cartaz é “Roça é Vida”, que apresenta um pouco da vida dos quilombolas da comunidade Quilombo São Pedro, localizado no município de Eldorado (SP), na região do Vale do Ribeira, que é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Os adolescentes relataram ter vivenciado uma experiência única, em que conheceram um pouco da arte do universo cultural africano e afro-brasileiro”, diz o diretor do CASA Arujá, Adriano Silva Affonso. Os adolescentes selecionados para a visita se destacaram no desempenho escolar. Um deles cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, enquanto o outro está na 2ª série do Ensino Médio.

Na experiência no Museu, os jovens foram acompanhados da agente educacional Eliane Nabarrete, do agente de apoio socioeducativo Jario Barreto dos Santos e do coordenador de equipe Cleber Eduardo dos Santos.

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo pertence à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, possui cerca de 8 mil obras no acervo, distribuídas em 11 mil metros quadrados do Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, no Parque do Ibirapuera.

Durante as férias escolares, os adolescentes do CASA Arujá participam da Jornada Socioeducativa, uma série de atividades culturais e esportivas fomentadas pela Superintendência Pedagógica da Fundação CASA junto aos centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo.