CASA Osasco I encaminha jovens como aprendizes em Taboão da Serra

Dois egressos já atuam em programa de aprendizagem da prefeitura e outros dois ainda internados foram inscritos

Dois adolescentes internados no CASA Osasco I, em Osasco, estão prestes a concluir sua medida socioeducativa e, nas férias escolares, deram um passo rumo a mais um meio de reinserção social ao se inscreverem no Programa de Apoio Profissional (PAP), da prefeitura de Taboão da Serra, em busca de vagas como aprendizes. O Programa é operacionalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDE).

Desde o final de maio, são quatro jovens do centro socioeducativo, com idades entre 17 e 18 anos e moradores do município, encaminhados ao mercado de trabalho por meio do PAP. Dois deles são egressos, desinternados com extinção de medida pelo Poder Judiciário, e já trabalham na SDE como aprendizes.

Pelo Programa de Apoio Profissional, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, os participantes desempenham funções junto à Administração Municipal direta e indireta, além de participar de cursos profissionalizantes da Fábrica de Talentos. Como aprendizes, os egressos da Fundação CASA recebem bolsa-auxílio por cinco dias trabalhados e um dedicado à formação.

Durante a inscrição na última segunda-feira, os dois internos do CASA Osasco I foram recebidos pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wanderley Bressan. Acompanhados da assistente social Maria Susi Bibiano e do psicólogo Lourival de Noronha Júnior, ambos do centro socioeducativo, os jovens discutiram com o secretário sobre os desafios da inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a diretora do CASA Osasco I, Fabiane Valentim Koetz, a aproximação entre a equipe do centro socioeducativo e a municipalidade de Taboão da Serra começou no final de 2022, quando o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho visitou o local.

“O Wanderley Bressan conheceu o trabalho realizado na execução da medida de internação, assim como as ações que já realizávamos visando a empregabilidade e profissionalização dos adolescentes”, lembra Fabiane. “Estamos colhendo os primeiros frutos locais.”