Jovens do CASA Araçatuba participam de atividades culturais

Eles realizaram apresentação musical em associação e visitaram museu de arte naif

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no CASA Araçatuba (DRO) participaram recentemente de duas atividades culturais de destaque em suas rotinas.

A primeira ocorreu na última segunda-feira (27/11), onde um grupo de seis jovens, que são alunos da oficina de Percussão ministrada pelo Projeto Guri, realizara uma apresentação musical para as crianças e adolescentes atendidos na Associação de Promoção e Assistência Comunitária (APAC) da cidade de Birigui.

Além das músicas tocadas, os jovens do CASA Araçatuba e os da APAC participaram de uma roda de conversa e puderam compartilhar seu aprendizado durante as aulas de percussão.

Já a segunda atividade foi uma visita, realizada na última quarta-feira (22/11), ao Museu do Sol, localizado na cidade de Penápolis.

O museu é dedicado à preservação e exposição de uma variedade de itens produzidos em um estilo de arte primitivo, conhecido academicamente como arte naïf.

Esse estilo é caracterizado por uma grande variedade, sendo resultado da produção de artistas autodidatas, ou seja, que não tiveram aulas formais para aprenderem técnicas de pintura ou desenho, por exemplo.

O Museu foi fundado em 1972 na capital paulista e transferido em 1979 para o casarão que onde se encontra hoje. O acervo do local é composto por mais de 400 artigos, como pinturas, desenhos, entalhes, esculturas e gravuras.

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA, Claudioni Colevati, a visita é uma forma de motivar os adolescentes. “Levá-los ao museu é proporcionar conhecimento e cultura. Isso contribui para o desenvolvimento deles como cidadãos”, concluiu.