Jovens da Semi Araré frequentam curso de robótica do Instituto Tecnológico Inovação

Formação foi articulada por meio do Programa Novos Tempos, visando prepara-los para inserção no mercado de trabalho

Três adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA de Semiliberdade Araré, na cidade de São Paulo, começaram na última terça-feira (20) o Robotikação, um curso introdutório de robótica oferecido pelo Instituto Tecnológico Inovação (ITI), organização social que atua na área de tecnologia da informação, realizado na Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo, na zona Leste da capital paulista.

A oferta da formação resulta da articulação da equipe do Programa Novos Tempos, iniciativa da Fundação CASA que visa principalmente a preparar e encaminhar adolescentes egressos da Instituição, com extinção de medida, para o mercado de trabalho. Na Instituição, a gestão do Novos Tempos está a cargo da Gerência de Pós-Medidas e Empregabilidade (GPME).

O curso do ITI foi oferecido aos adolescentes na primeira quinzena de fevereiro, durante uma palestra no próprio centro socioeducativo, para parte dos jovens em atendimento. Na ocasião, os três jovens, com idades entre 17 e 18 anos, resolveram aderir à proposta e se matricular.

Na abertura da palestra, a pedagoga Vanda Barros, técnica da GPME, destacou a importância da capacitação profissional para a inserção no trabalho e como a participação no curso poderia ser uma porta para futuro encaminhamento profissional pelo Programa.

“A semiliberdade é uma medida socioeducativa na qual o adolescente tem mobilidade, o que proporciona a possibilidade de buscarmos oferecer formações externas mais curtas e intensas, de modo que, no momento da extinção da medida pelo Poder Judiciário, possa estar mais qualificado e formalizar a sua adesão ao Programa Novos Tempos”, explica o gerente de Pós-Medida e Empregabilidade, Paulo Henrique Lucas da Silva.

De acordo com o gerente, está em estudo a extensão da oferta do curso para outros centros de atendimento de semiliberdade localizados na capital paulista.

O Robotikação é um curso gratuito, teórico e prático que ensina aos alunos tanto conceitos básicos de robótica quanto a montar o seu primeiro robô.

Para adentrar a esse mundo da tecnologia, os jovens do CASA Araré participam até o final da primeira quinzena de março de dez aulas que ocorrem três vezes na semana, com três horas de duração cada. A carga horária total da formação é de 30 horas. Dois dos participantes da Instituição frequentam o 9º ano do Ensino Fundamental e o terceiro está no Ensino Médio.