Jovens da Fundação CASA participam de evento da Faculdade de Arquitetura da USP

Adolescentes em internação dos CASAs Jardim São Luiz II e Jacareí interagiram no See Yurf, evento sobre inovação social com uso de design

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Jardim São Luiz II, em São Paulo, e Jacareí participaram do segundo encontro do See Yurf, um evento que reuniu atividades sobre inovação social com o uso do design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de São Paulo.

Além de conhecer a estrutura da FAU e interagir com os participantes em dinâmicas, os jovens Higor (nome fictício), de 19 anos, do CASA São Luiz II, e Bento (nome fictício), de 17 anos, do CASA Jacareí, puderam se expressar por meio de desenhos em oficina realizada no evento. O segundo encontro aconteceu no último sábado (12) – o primeiro foi no dia 22 de outubro.

No See Yurf, os adolescentes interagiram durante dinâmica de relaxamento, tendo contato com outros participantes, além de elaborarem desenhos com tema livre. No final, cada um pôde apresentar a obra que fez e indicar o significado que pretenderam. Ambos os jovens cursam a 2ª série do Ensino Médio nos centros socioeducativos.

“Facilitar a ponte entre os adolescentes com habilidades artísticas e pessoas ligadas às artes possibilita mostrar a eles as oportunidades possíveis”, explica o diretor do CASA Jacareí, Douglas Araujo de Souza.

O convite para a participação dos jovens partiu do juiz da Infância e Juventude de Guarulhos, Iberê de Castro Dias, que também é assessor da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

O magistrado tem forte atuação junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e abrigamento. Periodicamente, Dias procura inserir adolescentes atendidos na Fundação CASA nas atividades que promove ou participa junto ao público que trabalha.

Esse processo começou por volta do ano de 2015, quando Douglas Araujo de Souza, então diretor do CASA Guarulhos, conheceu o magistrado numa reunião da rede de atendimento local. Depois que Dias assumiu como titular da Justiça da Infância e Juventude de Guarulhos, houve reforço dos laços institucionais, que redundou em participações em atividades que Dias geralmente promove.

Para o diretor do CASA São Luiz II, Marcelo da Costa Lima, o estreitamento da relação com o Poder Judiciário possibilita que os magistrados vejam os adolescentes atendidos por outro ângulo.

“É um olhar que vai para além das aulas e cursos ministrados, vendo o resultado do trabalho integral cotidiano das equipes nos centros e conhecendo melhor os jovens”, avalia Lima.

O CASA São Luiz II tem o atendimento supervisionado pela Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), enquanto o CASA Jacareí tem supervisão da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP).