Jovens da Fundação CASA participam da Conferência Estadual da Juventude em Olímpia

Evento reunirá 1.500 jovens de todas as regiões do estado de São Paulo

Um grupo de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nos centros de atendimento da Fundação CASA, localizados nas cidades de Praia Grande e de São José do Rio Preto, participam nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, da 4ª Conferência Estadual da Juventude, no Parque Aquático Thermas dos Laranjais, em Olímpia.

O evento promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude do estado de São Paulo (CPJ), tem como objetivo de discutir e ampliar as políticas públicas de juventude.

Os internos , dois adolescentes do CASA Praia Grande I e dois do CASA São José do Rio Preto, junto com outros jovens, foram eleitos delegados nas etapas municipais e regionais e irão representar os respectivos municípios na conferência estadual que deve reunir cerca de 1.500 delegados eleitos, de todas as regiões do estado.

A conferência debaterá  sobre os 12 eixos ligados à juventude: direitos à educação; trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade; segurança pública e acesso à justiça; e o Sistema Nacional de Juventude. Além disso, haverá eleição dos delegados para a etapa nacional, apresentações culturais e espaços de lazer para os participantes.

“Com a participação ativa dos jovens, a conferência estadual será uma oportunidade de ouvir os representantes municipais e regionais, visando trazer melhorias em diversas áreas, na educação, lazer, esporte, qualificação profissional, geração de empregos, como o programa Jovem Aprendiz Paulista, entre outras importantes políticas públicas para a construção de um futuro melhor para todos”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

As etapas municipais e regionais aconteceram no segundo semestre deste ano, com a participação de mais de 20 mil jovens, de 146 municípios paulistas, e vão orientar os debates da etapa estadual e, em dezembro deste ano, para a realização da 4.ª Conferência Nacional de Juventude, organizada pela Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília.