CASAs Juquiá, Praia Grande I, Morro Azul e Rio Dourado se classificam para semifinais do Torneio de Futsal da Fundação CASA

Equipes disputarão finais da 11ª edição em São Paulo no dia 29 de novembro

As quatro equipes de adolescentes em internação que vão disputar as finais da etapa estadual do XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA estão definidas. Entre as oito equipes, representantes das oito divisões regionais da Instituição, classificaram-se os times dos CASAs Juquiá, de São Paulo; Praia Grande I, de Praia Grande; Morro Azul, de Limeira; e Rio Dourado, de Lins.

Os quatro classificados disputam os jogos das semifinais e finais na próxima quarta-feira (29), no Ginásio Moacyr Daiuto, do Conjunto Desportivo Baby Barioni, em São Paulo. A classificação para as finais ocorreu entre quarta (22) e quinta-feira (23), em partidas realizadas pelas eliminatórias da etapa estadual, respectivamente, nas cidades de Botucatu, no interior, e Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo.

Na quarta, entraram em quadra os times dos CASAs Morro Azul, representando a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); Ribeirão Preto, da Divisão Regional Norte (DRN); Rio Dourado, da Divisão Regional Oeste (DRO); e Três Rios, da cidade de Iaras, representando a Divisão Regional Sudoeste (DRS).

Todas as equipes jogaram entre si e se classificaram as duas primeiras colocadas, com o maior número de pontos. O time do CASA Morro Azul teve três vitórias, ficando em primeiro na eliminatória ocorrida no Ginásio Municipal Mário Covas Júnior, em Botucatu. A equipe do CASA Rio Dourado ganhou dois jogos e ficou em segundo. Já a equipe de Ribeirão Preto venceu apenas uma partida, enquanto o time de Iaras perdeu as três disputas.

Nesta quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, em Diadema, as equipes de São Paulo, representante da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), e Praia Grande, representando a Divisão Regional Litoral (DRL), se classificaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugares da eliminatória após superarem os times dos CASAs Governador Mário Covas, da capital paulista e representante da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO), e Tamoios, de São José dos Campos e que representou a Divisão Regional Metropolitana Vale do Paraíba (DRVP).

A equipe dos jovens internados no CASA Juquiá conquistou a vaga da semifinal em primeiro da eliminatória do dia após vencer dois jogos e empatar o terceiro. O time do litoral paulista obteve duas vitórias e perdeu uma partida – justamente para o CASA Juquiá, conquistando a segunda colocação da eliminatória. A equipe do CASA Tamoios conquistou uma vitória e o time do CASA Governador Mário Covas perdeu todas as partidas.

O Estadual

O XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em ao menos 50 centros socioeducativos masculinos e femininos de todo o Estado de São Paulo.

“O futsal é uma modalidade muito praticada pelos adolescentes em internação, então aproveitamos para promover um evento estadual que não só difunda a prática esportiva, como também incentive socializar e integrar os adolescentes à sociedade”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

A competição, na categoria masculina, se divide em três etapas. Na primeira ocorreu a fase regional, em que os times disputaram as oito vagas destinadas às oito divisões regionais da Fundação CASA, administrações localizadas responsáveis por, dentre outros, supervisionar o atendimento na região subordinada.

Os classificados nos regionais seguiram para a fase estadual, formada por uma etapa classificatória e uma etapa final. Na classificatória, as oito equipes masculinas disputaram as quatro vagas para as semifinais e finais. Na etapa final, ocorrerão as disputas em busca do título estadual.

Já o feminino envolverá, em etapa única, até quatro equipes, de centros de internação localizados nos municípios de São Paulo e Cerqueira César.

A etapa final, tanto do masculino quanto do feminino, ocorrerá no dia 29 de novembro, no Ginásio Moacyr Daiuto, do Conjunto Desportivo Baby Barioni, em São Paulo.

A organização da etapa estadual do Torneio está a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.