Jovens da Fundação CASA de Irapuru I se apresentam para grupo de dança da prefeitura de Dracena

Ação ocorre após os adolescentes participarem de oficina ministrada pela professora do grupo

Cinco adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Irapuru I, de Irapuru (DRO), realizaram, na noite da última sexta-feira (20/10), uma apresentação de dança para os integrantes do grupo de flashback anos 80 “Passinhos Passinhos”, da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de Dracena.

A ação ocorre após esses mesmos jovens terem participado de um workshop sobre a rede social TikTok, ministrado pela professora de dança do grupo, conhecida pelo nome de Val do Passinho.

Com isso, a convite da professora Val, os adolescentes foram até o espaço de ensaio do grupo, no salão da AABB de Dracena. No local, os adolescentes apresentaram um pot-pourri de alguns ritmos estudados na oficina de dança realizada no centro socioeducativo pela agente educacional, Tatiane Kátia Fogaça da Silva, duas vezes por semana.

Após a apresentação, os jovens participaram de um dinâmica de grupo que explorava questões sobre a vida e o valor do tempo.

Em seguida, foi a vez dos integrantes do grupo “Passinhos Passinhos” se apresentarem para os jovens, utilizando o mesmo ritmo de funk deles para apresentar os passos no estilo “flashback”, que remete aos bailes dos anos 80.

Por fim, tanto os jovens do CASA Irapuru quanto os integrantes do grupo de dança fizeram a fusão dos estilos, dançando todos juntos.

Como explica a coordenadora pedagógica do CASA Irapuru I, Nancy Maria Mendonça da Silva, a atividade foi um verdadeiro intercâmbio cultural. “Essa união de gerações e estilos nos recorda que, quando a humanidade dança ao compasso da criatividade em vez da discórdia, milagres acontecem. Nossa maior certeza reside na espera por um amanhã que brilha com sorrisos e felicidade, pois sabemos que cada novo dia traz a promessa de unir corações e iluminar o caminho para um mundo mais harmonioso e profundamente inspirador”, destacou.