Jovem universitário do CASA Novo Tempo conhece programa de estágio no Museu Catavento

Ele cursa Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Um jovem que cumpre medida de internação no CASA Novo Tempo, em Franco da Rocha, visitou na última sexta-feira (15) o Museu Catavento, na região central da capital paulista. O interno, de 18 anos, cursa Filosofia, na modalidade à distância, pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).

Seu objetivo foi conhecer o programa de estágio do espaço cultural e ter contato com os profissionais, como uma atividade complementar exigida nos cursos de graduação.

Durante a visita guiada por educadores do Museu, o jovem universitário obteve informações sobre o trabalho de um estagiário e de como aplicar o conhecimento, adquirido no curso, nas atividades interativas do espaço cultural dedicado às Ciências, com mais de 250 instalações divididas em quatro seções – Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

De acordo com a coordenadora pedagógica do centro socioeducativo, Lucilene Bezerra, o jovem se destaca pela sua dedicação aos estudos. “Quando chegou ao centro, ele estava fora da escola e em defasagem idade-série. Foi inserido no 1º ano do Ensino Médio, prestou prova do Encceja PPL, e por obter boas notas, concluiu o Ensino Médio. Em seguida, conquistou a vaga no ensino superior”, comentou.

O Encceja PPL é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A vaga na Unimes foi conquistada pelo interno por meio de um processo seletivo, para concorrer à bolsas integrais de estudo, destinadas aos jovens em medida socioeducativa. O benefício advém das Bolsas de Estudo “Desembargador Antonio Carlos Malheiros”, uma parceria entre o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), por meio da Promotoria da Infância e Juventude de Osasco, e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), via Justiça da Infância e Juventude de Osasco.