Jovem do CASA Tamoios vive imersão no Conexão Smart Solutions

Adolescente em internação assistiu às palestras do evento sobre tecnologia e inovações ocorrido em São José dos Campos

 

Um dia inteiro com debates sobre tecnologia e inovação no Vale do Paraíba se tornou uma experiência inédita e inesquecível para o jovem Luiz (nome fictício), de 19 anos, que está internado no CASA Tamoios, um dos centros socioeducativos da Fundação CASA na cidade de São José dos Campos.

Durante a última quarta-feira (28), na 1ª edição do Conexão Smart Solutions, ocorrida no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o jovem ouviu especialistas dos setores público e privado discutirem e apresentarem soluções que tornem as cidades regionais mais inteligentes. Foi uma experiência inédita para o jovem, que ainda conferiu a palestra de abertura do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth.

Para a plateia, Luiz foi convidado pelo prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, pois o jovem estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em formato de ensino a distância, pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). No evento, o jovem também conversou pessoalmente com o prefeito.

“Nunca imaginei chegar onde cheguei, de conversar pessoalmente com uma autoridade como o prefeito, pela história que eu tive, e de ser acolhido nesse diálogo”, afirmou o jovem. “O prefeito me incentivou a não parar (de estudar), de seguir em frente, porque o mundo é muito grande e sem barreiras”, completou.

Entre as questões tratadas pelos palestrantes estiveram os objetivos de desenvolvimento sustentável, transformação energética, digitalização nas indústrias e no comércio, equidade feminina na indústria, inovação, cidades inteligentes e metaverso aplicado à indústria e ao comércio.

Segundo o jovem Luiz, o Conexão Smart Solutions foi uma oportunidade de aquisição de conhecimento e de estabelecer relacionamentos profissionais. “Não me senti discriminado. As pessoas foram educadas comigo e fiz algumas amizades que talvez possam me ajudar no futuro”, contou o estudante.

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, levar o jovem a um evento como o Conexão Smart Solutions foi a prova da possibilidade de oferecer experiências durante a medida socioeducativa que ampliem o horizonte. “É parte do processo socioeducativo a reflexão e a projeção de um novo futuro e, experiências como essa, mostram novas perspectivas ao jovem”, avaliou João Veríssimo.

A 1ª edição do Conexão Smart Solutions foi uma realização da empresa NürnbergMesse Brasil e Rádio Jovem Pan – São José dos Campos.

O jovem da Fundação CASA foi acompanhado do diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa, do coordenador de equipe Denner Moraes dos Santos e do agente de apoio socioeducativo Luiz Antônio Garcia Maciel. A diretora da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), Marly Moura, assim como o diretor-adjunto, Fábio Rocha de Castro, também estiveram no evento.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP