II Caminhos Literários no Socioeducativo:  Fundação CASA participa do evento promovido pelo CNJ

Ação contará com a participação de 80 unidades socioeducativas de todo o país; 06 são do Estado de São Paulo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nos meses de novembro e dezembro, o II Caminhos Literários no Socioeducativo: Pelo Direito à Leitura. O tema desta segunda edição é “Manifestações literárias e participação juvenil”.

Por meio de encontros virtuais, a ação terá como público principal adolescentes de 80 unidades socioeducativas de todo o país. Do Estado de São Paulo, participam seis centros socioeducativos: CASA Juquiá e CASA Governador Mário Covas, ambas localizadas na capital paulista;  CASA Vitória Régia, na cidade de Lins; CASA Presidente Bernardes, CASA Campinas e CASA Cerqueira César.

A programação deste ano promove a literatura em suas múltiplas formas de manifestação como o hip-hop, rap, produção de roteiros, poesias, discursos, dentre outros gêneros. Haverá espaços para que adolescentes e profissionais possam apresentar projetos e práticas de leitura desenvolvidas em unidades socioeducativas de todos os estados do país. Os CASAs Governador Mário Covas e Cerqueira César, estão entre os selecionados para  apresentação dos trabalhos no evento.

O evento será transmitido para o público geral por meio do Canal do CNJ no Youtube (29 e 30 de novembro). Nos dias 06 e 07, são duas sessões fechadas, direcionadas aos adolescentes em unidades de internação e profissionais envolvidos no acompanhamento de medidas socioeducativas. No dia 13 de dezembro, o encerramento será marcado pela primeira Conferência Livre de Cultura no Sistema Socioeducativo, parceria entre o CNJ e o Ministério da Cultura (Minc).

Destaca-se, ainda, nessa edição o lançamento do relatório final do Censo Nacional de Leitura realizado em 2022 em todas as unidades socioeducativas de internação e semiliberdade do país, o lançamento do Painel Bi com os dados e resultados mais relevantes encontrados na pesquisa.

A iniciativa compõe as ações do Programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para mais informações, confira aqui a programação completa.