Fundação visita exposição sobre Chiquinha Gonzaga no Itaú Cultural

Visitação será realizada virtualmente; Atividades agendadas para mês de março contam ainda com experiência Arte&Ciência e oficinas

A partir da próxima sexta-feira (05/03), 263 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA localizados em todo o Estado realizarão visitas virtuais à mostra da 51ª Ocupação: “Chiquinha Gonzaga”, que entrou em cartaz no Itaú Cultural no dia 24/02.

A exposição homenageia e conta a história dessa maestrina e compositora brasileira, nascida com o nome de Francisca Edwiges Neves Gonzaga, e mais conhecida como Chiquinha Gonzaga.

Na mostra, estão apresentados itens como manuscritos, partituras, fotografias, conteúdo musical e audiovisual, que mostram sua luta contra com as inúmeras opressões encontradas em seu caminho.

Além dessa nova mostra, os adolescentes também participarão da experiência virtual Arte&Ciência, que utiliza como base o acervo da Coleção Brasiliana, e de atividades como as oficinas “Ateliê – Envelopes e Cartas” e “Ateliê – Experimentação do escrever”.

A primeira atividade envolve a confecção de envelopes e pastas apenas com cortes e dobras e, por fim, escrever uma carta. Já a segunda oficina tem como objetivo incentivar os adolescentes a experimentarem diferentes formas de escritas, brincando com as palavras e seus formatos.

As visitações e atividades são fruto de uma articulação da Gerência de

Imagem: Acervo Instituto Moreira Salles