Fundação CASA promove o I Festival de Skate

Evento inédito na Instituição reunirá 72 jovens, nas categorias masculina e feminina, e ocorre na cidade de Itapetininga

Um grupo de 72 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 18 centros da Fundação CASA, localizados em 14 municípios na Região Metropolitana de São Paulo, litoral e interior, participam na próxima quarta-feira (16), do I Festival de Skate da Fundação CASA.

A organização do Festival conta com o apoio de integrantes do Projeto “Skate Transforma VIDAS!!!”, responsável pela realização de oficinas da modalidade no CASA Esperança, em Itapetininga.

Realizado pela Gerência de Educação Física e Esportes da Fundação CASA, o Festival conta com as categorias masculina e feminina e ocorre no Ginásio Municipal de Esportes Ayrton Senna da Silva, localizado na cidade de Itapetininga. O skate estreou como modalidade olímpica nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, sendo um dos destaques.

O objetivo da iniciativa é reconhecer as habilidades dos adolescentes internados e mostrar a sua evolução nas oficinas permanentes em que participam nos centros socioeducativos da Instituição. Assim, o Festival não terá natureza competitiva e todos os centros socioeducativos serão premiados.

O festival visa ainda a ampliar o conhecimento de mundo dos jovens, uma vez que modalidade promete atrair todas as atenções novamente nas Olimpíadas de Paris, a partir de julho do ano que vem.

Do total de participantes, 64 adolescentes representarão 16 centros socioeducativos masculinos pertencentes às oito divisões regionais da Fundação CASA – em média, são quatro jovens vindos de dois centros de atendimento por divisão regional. Já oito jovens representarão dois centros socioeducativos femininos das divisões regionais Metropolitana Sudeste (DRMSE) e Sudoeste (DRS).

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o evento também é uma oportunidade de revelar talentos. “Quem sabe não poderemos encontrar jovens que estão aguardando apenas a chance de mostrar sua aptidão para o esporte e revelar seu talento para o mundo”, concluiu.

Para Garcia Rodrigues, idealizador do Projeto “Skate Transforma Vidas”, os adolescentes vivenciarão uma experiência única e incrível na vida deles. “O skate nos ensina a ter determinação, foco e disciplina, além de ser uma ferramenta de inclusão social tendo um princípio de respeito e companheirismo”, disse Rodrigues.