Fundação CASA lança Programa de Integridade para reforçar ética e transparência

Iniciativa busca promover uma cultura de práticas éticas e reforçar o compromisso institucional com a sociedade

A Fundação CASA lança, nesta quarta-feira (3/7), seu Programa de Integridade com o objetivo de disseminar a cultura da ética e transparência na instituição, nortear a atuação de todos e reforçar os princípios éticos, valores e normas.

O evento de lançamento ocorrerá na sede da Fundação CASA, em São Paulo, com a presença de representantes do sistema de Justiça, do Controlador Geral do Estado, da presidente da Fundação CASA e membros da Diretoria Executiva, diretores das Divisões Regionais, Superintendentes e integrantes das Unidades de Gestão de Integridade de órgãos públicos. O evento será transmitido em tempo real para todos os centros e Divisões Regionais.

O Programa de Integridade consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos, incluindo auditoria, incentivo a denúncias de eventuais irregularidades administrativas e a adoção efetiva de um código de ética e conduta dentro da instituição. Essas medidas visam prevenir e corrigir irregularidades, promover a gestão eficiente de recursos e fortalecer a confiança na Instituição. Ao adotar práticas éticas rigorosas, a Fundação CASA se compromete a garantir a lisura e a eficiência em todas as suas ações, reforçando seu compromisso com a sociedade.

“A criação do Programa de Integridade é uma demonstração clara do nosso empenho em fortalecer uma cultura organizacional pautada por valores sólidos e princípios éticos, e será um guia para todos nós, delineando as melhores práticas e procedimentos que devem ser seguidos para assegurar que nossas ações estejam sempre alinhadas com os mais altos padrões éticos. Sabemos que a integridade é a base sobre a qual construímos a confiança, tanto internamente quanto com a sociedade que servimos”, afirma a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

O documento que ficará disponível em breve para que todos os servidores possam consultá-lo, aborda pautas como administração pública íntegra, compromisso da alta administração, perfil organizacional, competências e atribuições, estruturas, tratamento de conflitos de interesse, promoção da transparência, entre outros.

As ações propostas no Programa serão implementadas e monitoradas continuamente.

Programação do evento

Roberta Marques Yanes
Presidente da Comissão de Ética do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Leandro Dall’Olio
Coordenador do Observatório do Futuro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

12h – Encerramento

Integridade

Integridade é um princípio fundamental que envolve agir de maneira ética, transparente e honesta em todas as circunstâncias. Significa adotar valores sólidos e manter um comportamento exemplar, mesmo diante de desafios e pressões. No contexto da Fundação CASA, a integridade se traduz na implementação de práticas que garantem a eficiência e a responsabilidade na gestão de recursos públicos, fortalecendo a confiança tanto interna quanto externa na Instituição.