Fundação CASA e prefeitura de Ilhabela fecham parceria para implantação do Programa Novos Tempos

Assinatura do termo de cooperação ocorre nesta quinta-feira (25/04) no Paço Municipal 

 

A Fundação CASA, por meio do Programa Novos Tempos e da Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP), realiza nesta quinta-feira (25/04), às 11h, a assinatura simbólica do Termo de Cooperação com a cidade de Ilhabela.

A cerimônia ocorrerá no Paço Municipal, localizado no bairro do Perequê e contará com a presença do prefeito, Toninho Colucci.

A assinatura oficializa simbolicamente a implantação das ações do Programa Novos Tempos, que visa oferecer para jovens que concluíram suas medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA, oportunidades de empregabilidade, de capacitação profissional e de continuidade nos estudos.

Foram convidados para o evento representantes prefeitura de Ilhabela, do judiciário de Ilhabela, dos Conselho de Direitos, da Associação Comercial, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ilhabela) e da sociedade civil. O convite também foi estendido para autoridades dos municípios adjacentes.

Após a cerimônia, haverá as apresentações da diretora da Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP), Marly Moura, sobre o trabalho desenvolvido pela DRVP, e do CASA Caraguatatuba, que mostrará as atividades e ações desenvolvidas com os adolescentes em medida socioeducativa.

Prefeitura de Ilhabela – Créditos: Divulgação PMI

 

Sobre o Programa Novos Tempos

O Programa Novos Tempos tem como objetivo encaminhar adolescentes e jovens para oportunidades de inclusão social, empregabilidade, formação profissional e/ou acadêmica logo após cumprirem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA. 

O Programa também visa garantir acesso aos direitos dos adolescentes, pós-medida socioeducativa, por meio do resgate e fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários, da articulação com redes de saúde e da assistência social, além de outras parcerias públicas e privadas. Outro objetivo é reduzir e interromper a reincidência em atos infracionais. 

As ações são focadas nos municípios, possibilitando aos adolescentes encontrarem oportunidades na cidade em que residem.  

A adesão dos jovens é voluntária e o conceito do programa é apresentado para eles durante a elaboração do plano individual de atendimento (PIA), no começo da execução da medida socioeducativa.  

Ao concordarem com a adesão, os profissionais da equipe de referência passam a incluir as propostas do Novos Tempos na perspectiva do projeto de vida dos adolescentes, que é uma das etapas da execução da medida. 

Ao término da medida socioeducativa, os adolescentes serão acompanhados por uma equipe local, sendo estimulados a buscarem as oportunidades sugeridas, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e do protagonismo social.

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP