Etapa regional da Copa CASA chega à capital paulista

Cerca de dez times de jovens internados na Fundação CASA disputam a vaga da DRMNO no estadual do campeonato de futebol

Uma nova etapa regional da XIX Copa CASA de Futebol, o campeonato de futebol da Fundação CASA, chega à cidade de São Paulo na próxima semana. Cerca de 150 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em dez centros socioeducativos da capital e do município de Osasco disputam a vaga da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) para o estadual.

As partidas acontecem entre segunda (19) e sexta-feira (23), no Clube Manchester, como é popularmente conhecido o Centro Esportivo Ítalo Feola, no bairro Vila Nova Manchester, na zona Leste.

As dez equipes participantes vêm dos CASAs Vila Guilherme, Ouro Preto, Paulista, Bela Vista, João do Pulo, São Paulo, Nova Vida, Governador Mário Covas, São Luiz I, de São Paulo, e Osasco I, de Osasco. Os jogos regionais começaram no dia 05 de fevereiro, com times da região de Campinas.

Os times serão divididos em quatro chaves – A, B, C e D – sendo que, de cada uma, sairá o classificado para a semifinal, prevista para quinta-feira (22), quando também ocorre a disputa do terceiro lugar.

As chaves A e B contarão com três equipes em cada uma, no sistema em que todos jogam contra todos. Na chave A estão os times dos CASAs Vila Guilherme, Ouro Preto e Paulista, enquanto a chave B abarca as equipes dos CASAs Bela Vista, João do Pulo e Osasco I. Os times da chave A abrem a etapa regional na segunda e as equipes da chave B jogam na terça (20).

Já nas chaves C e D haverá duas equipes em cada uma. Elas disputam as vagas para as semifinais em eliminatórias simples na quarta (21). Em campo estão os times dos CASAs São Paulo e Nova Vida, na chave C, e Governador Mário Covas e São Luiz I, na chave D.

Na quinta-feira, os vencedores das chaves A e B disputam entre si a vaga para a final da DRMNO, assim como os times que ganharem nas chaves C e D. A grande final da Divisão Regional Metropolitana Noroeste acontece na sexta-feira (23).

A DRMNO é uma das oito administrações regionais da Fundação CASA, responsável pela supervisão do atendimento dos centros socioeducativos do Complexo da Vila Maria e aqueles localizados na zonas Sul e Oeste da capital, além da cidade de Osasco.

Sobre a Copa CASA de Futebol

A Copa CASA de Futebol, na 19ª edição promovida pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Historicamente a iniciativa conta com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF) na realização da etapa estadual, com a cessão de espaços para os jogos nas etapas finais, além de materiais – como bolas, troféus e medalhas para as equipes campeãs. Uma equipe de arbitragem oficial também apita as partidas finais da competição.

“A parceria entre a Federação Paulista de Futebol e a edição da Copa CASA é uma oportunidade única para os jovens da Fundação CASA se envolverem em uma competição estruturada, que promove a inclusão, o respeito e os valores positivos por meio desse esporte”, pontuou o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, durante a reunião na FPF para renovar a parceria, ocorrida no final de janeiro deste ano.

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o esporte é essencial para os adolescentes. “O futebol, especialmente, desempenha um papel crucial na vida dos jovens da Instituição. Por meio dele, promovemos valores como trabalho em equipe, disciplina e resiliência”, destacou.

A Copa CASA se divide em duas fases: a regional e a estadual. Na regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.

A Instituição promove o evento anualmente desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve a edição.