Copa CASA reúne jovens em internação no Alto Tietê e Vale do Paraíba

Times de seis centros socioeducativos buscam troféu da etapa regional da DRVP no campeonato de futebol da Fundação CASA

Cerca de 80 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seis centros de atendimento da Fundação CASA em cinco municípios do Alto Tietê e do Vale do Paraíba participam, a partir da próxima semana, da etapa da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP) na XIX Copa CASA de Futebol, o campeonato de futebol da Fundação CASA. A DRVP é uma das oito administrações localizadas da Instituição.

Em campos profissionais estarão jovens internados nos CASAs Arujá; Guarulhos e Guayí, de Guarulhos; Jacareí, Atibaia e Lorena. A equipe vencedora da etapa regional da DRVP se classifica para o estadual da Copa CASA. As partidas acontecerão nos estádios Municipal “Benedito José Ferreira dos Santos”, em Guararema, e Municipal Armando Maiolino, em Arujá, nos dias 20 (terça), 22 (quinta) e 27 (terça).

A cessão dos espaços resultou de parcerias articuladas pela Divisão Regional com as prefeituras de Guararema e Arujá, por meio das secretarias municipais de Esporte.

A abertura da etapa regional da DRVP será na terça (20), no Estádio Municipal “Benedito José Ferreira dos Santos”, em Guararema, quando jogam, em partidas eliminatórias simples, as equipes dos CASAs Lorena, Atibaia, Jacareí e Guarulhos.

O vencedor de cada partida seguirá para a semifinal, cujos jogos ocorrem na quinta (22), no Estádio Municipal Armando Maiolino, em Arujá. Para a semifinal já estão classificados os times dos CASAs Guayí, de Guarulhos, e Arujá, definidos em sorteio prévio.

No dia 27 de fevereiro, no Estádio Municipal “Benedito José Ferreira dos Santos”, em Guararema, as equipes que perderem os jogos das semifinais disputam o 3º lugar. Já as vencedoras das semifinais, em seguida, jogam em busca do título da DRVP e da vaga para o estadual da 19ª edição do campeonato da Fundação CASA.

Além da classificação, o time campeão levará para o centro socioeducativo o troféu. Todos os adolescentes dos times que ficarem nas três primeiras colocações receberão medalhas.

A DRVP é uma das oito administrações regionais da Fundação CASA e responde pela supervisão do atendimento dos centros socioeducativos localizados em cidades do Alto Tietê e Vale do Paraíba.

Sobre a Copa CASA de Futebol

A Copa CASA de Futebol, na 19ª edição promovida pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Historicamente a iniciativa conta com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF) na realização da etapa estadual, com a cessão de espaços para os jogos nas etapas finais, além de materiais – como bolas, troféus e medalhas para as equipes campeãs. Uma equipe de arbitragem oficial também apita as partidas finais da competição.

“A parceria entre a Federação Paulista de Futebol e a edição da Copa CASA é uma oportunidade única para os jovens da Fundação CASA se envolverem em uma competição estruturada, que promove a inclusão, o respeito e os valores positivos por meio desse esporte”, pontuou o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, durante a reunião na FPF para renovar a parceria, ocorrida no final de janeiro deste ano.

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o esporte é essencial para os adolescentes. “O futebol, especialmente, desempenha um papel crucial na vida dos jovens da Instituição. Por meio dele, promovemos valores como trabalho em equipe, disciplina e resiliência”, destacou.

A Copa CASA se divide em duas fases: a regional e a estadual. Na regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.

A Instituição promove o evento anualmente desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve a edição.