Equipes da Fundação CASA de Lins e São Carlos disputam a final da XVIII Copa CASA de Futebol

Jogos acontecerão no Estádio Municipal de Santana de Parnaíba em parceria com a Federação Paulista de Futebol

O Estádio Municipal de Santana de Parnaíba será o grande palco da final da XVIII Copa CASA de Futebol, que será realizada na próxima quinta-feira (02/03) em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Na disputa pelo troféu e título de campeão desta edição estão os Centros Socioeducativos Rio Dourado, da cidade de Lins, e São Carlos, da cidade de São Carlos. As partidas serão apitadas por árbitros oficiais da Federação, o que elevará ainda mais o nível técnico da competição.

Os jogos também serão acompanhados pelo presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes e por autoridades da Federação Paulista de Futebol.

“Chegamos à final com equipes de adolescentes em internação que treinaram muito e procuraram dar o seu melhor em campo”, avalia o presidente da Fundação CASA. “O campeonato é uma estratégia pedagógica para mostrar aos jovens que ganhar e perder é parte do desenvolvimento como ser humano, sendo que o mais importante é conscientizá-los sobre como se portar diante da vitória ou da derrota.”

A primeira partida acontecerá às 09h, com a disputa do terceiro lugar da competição, entre os centros Santo André II, do ABC Paulista, e o CASA Tamoios, da região do Vale do Paraíba.

Na sequência, ocorrerá o jogo da final, entre as equipes que representam as Divisões Regionais Oeste e Norte. A cerimônia de premiação dos vencedores será realizada em seguida, com a entrega dos troféus para o primeiro, segundo e terceiro colocados, além de medalhas do 1º ao 4º colocado e da premiação do artilheiro e do goleiro menos vazado na competição.

A 18ª edição da Copa CASA mobilizou cerca de mil adolescentes de 65 centros socioeducativos no Estado de São Paulo. O campeonato se divide em duas fases: regional e estadual.

Na fase regional, os times locais jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final.

Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final, que conta com o apoio da FPF.

A Instituição promove o evento, anualmente, desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve a competição.

As partidas acontecem em gramados profissionais, para possibilitar essa experiência aos adolescentes. Muitos deles sonham seguir a carreira entre as quatro linhas, como jogadores de futebol.