DRMNO realiza regional do Torneio de Futsal da Fundação CASA

Etapa reúne até sexta adolescentes internados em dez centros socioeducativos que disputam o troféu e a vaga para o estadual

Cerca de 70 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em dez centros da Fundação CASA nas cidades de São Paulo e Osasco participam até sexta-feira (10) da etapa regional do XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA. Em jogo estão o título de campeão da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) e a vaga para a fase estadual do Torneio. As partidas acontecem na capital paulista e em Osasco.

Em quadra disputam times representantes dos CASAs Vila Guilherme, Governador Mário Covas, Bela Vista, Ouro Preto, João do Pulo e Paulista, do Complexo da Vila Maria, em São Paulo; CASAs Jardim São Luiz I e II, da capital; e CASAs Osasco I e II, de Osasco. A DRMNO é uma das oito administrações localizadas da Fundação CASA.

As equipes foram divididas em três chaves: a 01 e a 02 com os times representantes dos centros do Complexo da Vila Maria, enquanto a 03 agrupa as equipes do Jardim São Luiz e de Osasco. Nas chaves, todas as equipes jogam entre si.

Os jogos começaram nesta quarta-feira (08) com as duas chaves com as equipes do Complexo da Vila Maria, com partidas ocorridas na quadra do CASA Vila Guilherme.

Na chave 01, disputaram os times dos CASAs Governador Mário Covas, Vila Guilherme e Bela Vista, sendo que o CASA Governador Mário Covas se classificou para as semifinais. Já na chave 02, jogaram os times dos CASAs Ouro Preto, João do Pulo e Paulista, sendo que este último segue para a semifinal.

Na quinta-feira (09), é a vez dos quatro times da chave 03 jogarem e lutarem pelas duas vagas do grupo para a semifinal. As partidas acontecem na quadra do CASA Osasco II, em Osasco.

As semifinais e a grande final regional ocorrerão na quadra do CASA Vila Guilherme, em São Paulo, na sexta-feira (10).

A equipe vencedora se juntará a três times já classificados para a etapa estadual do Torneio: CASA Juquiá, do Complexo do Brás, em São Paulo, representando a Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE); CASA Tamoios, de São José dos Campos, da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP); e CASA Morro Azul, de Limeira, que representa a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC).

O Estadual

O XI Torneio Estadual de Futsal da Fundação CASA reúne adolescentes em internação em ao menos 50 centros socioeducativos masculinos e femininos de todo o Estado de São Paulo.

“O futsal é uma modalidade muito praticada pelos adolescentes em internação, então aproveitamos para promover um evento estadual que não só difunda a prática esportiva, como também incentive socializar e integrar os adolescentes à sociedade”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

A competição, na categoria masculina, se divide em três etapas. Na primeira ocorre a fase regional, em que os times disputam as oito vagas destinadas às oito divisões regionais da Fundação CASA, administrações localizadas responsáveis por, dentre outros, supervisionar o atendimento na região subordinada.

Os classificados nos regionais seguem para a fase estadual, formada por uma etapa classificatória e uma etapa final. Na classificatória, as oito equipes masculinas disputam as quatro vagas para as semifinais e finais. Na etapa final, ocorrem as disputas em busca do título estadual.

Já o feminino envolverá até quatro equipes, de centros de internação localizados nos municípios de São Paulo e Cerqueira César, em etapa única.

A etapa final, tanto do masculino quanto do feminino, está prevista para acontecer no dia 29 de novembro, no Ginásio Moacyr Daiuto, no Conjunto Desportivo Baby Barioni, em São Paulo.

A organização da etapa estadual do Torneio está a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.