Cordelista se apresenta no CASA Juquiá

Exibição do poeta Francis Gomes marcou início de projeto integrado de leitura no centro socioeducativo

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, na capital paulista, assistiram na última quarta-feira (27/04) a uma apresentação do poeta e cordelista Francis Gomes, autor de quatro livros e ao menos 25 folhetos de cordéis.

A exibição de cerca de uma hora e meia marcou o início de um projeto integrado de leitura, elaborado pela equipe pedagógica e realizado em conjunto com a escola vinculadora, a E.E. Padre Anchieta. O objetivo é reforçar o hábito da leitura entre os jovens, estimulando a compreensão do conteúdo e a produção textual.

A partir do empréstimo periódico de livros que já ocorria no centro socioeducativo, três servidores do CASA propuseram uma ação conjunta com os professores da educação escolar, explorando o aprendizado da leitura de forma estendida. A iniciativa foi proposta pela pedagoga Debora de Lima Teixeira, pelo analista técnico José Alfredo Pereira da Silva e o agente educacional Cícero Tavares da Silva.

Após a leitura dos livros, em sala de aula, em especial das nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes, os adolescentes são estimulados a escrever resumos sobre o que leram e interpretaram, assim como produzir redações e cartazes e desenhos temáticos.

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA, Reginaldo Lima, a proposição ainda prevê a realização de ações de roda de leitura, oficinas de poesia, contação de histórias, saraus, concurso de poesia, contos e produção de crônicas.

“É um meio de fomentarmos a adoção do hábito da leitura, tão incomum entre os adolescentes, inclusive como meio de obtenção de conhecimento”, explica o coordenador pedagógico.

Sobre a apresentação

No bate-papo, o poeta e cordelista Francis Gomes contou sobre sua história de vida. Nascido em Assaré, cidade do sertão cearense, localizada a cerca de 500 km da capital Fortaleza, Gomes se mudou para o Estadp paulista e atualmente mora na cidade de Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo.

Para ele, a literatura é seu mundo e uma necessidade diária de vida, sendo que não há um dia que ele não escreva ao menos um texto – Gomes navega por outros gêneros além da poesia e do cordel. Em comum, porém, está o fato de procurar enaltecer o povo e a cultura nordestina. “O cordelista enfatizou o quanto é importante reverenciar as próprias raízes, para não se perder como pessoa”, contou o coordenador pedagógico. “Foi tudo de forma divertida e animada.”

Durante a apresentação, Francis Gomes também abriu espaço para os adolescentes em internação recitarem suas próprias poesias, fruto de oficinas ministradas no CASA Juquiá.