Coordenador de equipe de Jacareí vence Mundial de Jiu-Jitsu

Leandro Bandeira Maia conquistou título como faixa preta na categoria absoluto da edição 2022

O coordenador de equipe Leandro Bandeira Maia, do CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, conquistou na última sexta-feira (25) o Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo 2022, como a faixa preta na categoria absoluto, em que competidores de todos os pesos competem entre si. Com a vitória, Bandeira se tornou bicampeão da categoria – o primeiro título foi em 2021.

O Mundial, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), aconteceu no Ginásio do Ibirapuera, na capital paulista, entre os dias 24 e 27 de novembro e reuniu atletas profissionais e amadores. Só na categoria em que o coordenador de equipe disputou, foram 78 atletas inscritos. Até o título, Maia venceu seis lutas.

“O jiu-jitsu é diferente das outras artes marciais, porque, com o uso da técnica correta, mostra que é possível atletas de diferentes pesos competirem entre si e poder ganhar”, avalia Maia, que luta nas categorias pesado (de até 94,3 kg), super pesado (até 100,5 kg) e pesadíssimo (acima de 100,5 kg).

A nova conquista do coordenador de equipe, que hoje mora em Tremembé, resulta de 12 anos de dedicação ao jiu-jitsu aliada à intensificação dos treinos e preparação no último ano, na busca da melhor forma física e técnica para competir com atletas profissionais de alto rendimento que vivem apenas da modalidade.

“Embora eu não viva do jiu-jitsu, o meu ritmo de treinamentos me permite dizer que sou um atleta de alto rendimento. Desde agosto de 2021, modifiquei o meu ritmo de treino físico e técnico e alimentação”, explica o coordenador de equipe. “Com isto, tenho conseguido bons resultados.”

O coordenador de equipe concilia a vida profissional, nos plantões de 2 x 2, com os treinos. Nos dias em que não trabalha, intercala três treinos técnicos de jiu-jitsu com um treino de cross fit, para a preparação física. Nos dias em que trabalha no plantão diurno, faz apenas treino de musculação após o expediente. Já no plantão noturno, treina jiu-jitsu logo após chegar do CASA Jacareí, descansa e, antes de partir para mais um dia de lida, pratica cross fit.

Maia ingressou como agente de apoio socioeducativo na Fundação CASA em 2011. Três anos depois, passou para coordenador de equipe no CASA Tamoios, em São José dos Campos, chegando, no mesmo ano, a encarregado de área de segurança no local. Permaneceu no cargo até 2016, quando se tornou coordenador de equipe no CASA Jacareí.

Sua relação com o jiu-jitsu começou em 2010, pela faixa branca. Com cerca de três meses de prática, já participou da sua primeira competição. Em um ano, subiu para a faixa azul, na qual permaneceu por três anos até evoluir para a faixa roxa. Da roxa para a marrom foram quatro anos. Na marrom ficou cerca de um ano e meio e, em seguida, pegou a faixa preta. Em 2022 ainda pretende pegar um grau na faixa preta.

“O jiu-jitsu reflete o que você vivencia no cotidiano e traz ensinamentos como disciplina, foco, dedicação e humildade. É uma modalidade que te proporciona autoconfiança e isso me agrega no meu trabalho como gestor no CASA Jacareí, porque preciso passar a confiança para a equipe na resolução de algum problema”, afirma o coordenador de equipe. “No lidar os adolescentes, o jiu-jitsu me trouxe uma maturidade gigantesca.”

Nesse período de prática, Maia participou de diversos torneios da modalidade. Porém, para ele, uma das conquistas mais relevantes foi o Troféu Brasil ADCC, realizado em Niterói (RJ) em 2013, na categoria pesado. Também já ganhou o mundial da CBJJE na faixa roxa, o campeonato paulista nas faixas roxa e marrom e o Grand Slam, por duas vezes nas faixas roxa e marrom, quando as competições aconteceram no Rio de Janeiro. Neste ano, em outubro, conquistou o título no absoluto do São Paulo Open.

Para 2023, o foco é entrar para a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), a entidade que regulamenta o jiu-jitsu esportivo no país. Seu desejo é representar o Brasil em competições internacionais e, para isto, ainda busca patrocínio.