Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná firma parceria com Fundação CASA para empregabilidade de egressos

Durante encontro do CITP foi apresentada proposta de empregabilidade voltada aos jovens da Instituição

Durante a abertura da 5.ª edição do “Cidadania Presente!” nesta terça-feira (14/05), na cidade de Jaú, o prefeito de Dois Córregos e presidente do Consórcio Intermunicipal dos Vales dos Rios Tietê-Paraná (CITP), Ruy Diomendes Favaro, anunciou uma Carta de Intenção junto à Fundação CASA, órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo (SJC), solicitando estudos para firmar convênios que permitam o subsídio de empregabilidade para os egressos de todos os 645 municípios paulistas.

Além do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, que palestrou no encontro dos dos prefeitos do CITP, a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, apresentou uma proposta de trabalho em conjunto com as prefeituras para oferecer oportunidades aos jovens, por meio do programa Novos Tempos, criado pela Fundação CASA.

De acordo com Favaro, é importante a visita do Governo de São Paulo com a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Fundação CASA na região, pois um convênio com esse objetivo favorecerá mais o Programa lançado pela Fundação. “Hoje temos um aporte de subvenções do município de Dois Córregos para o Projeto Coragem, que é uma organização da sociedade civil que atende aos nossos interesses. Mas, se o Estado tiver um projeto específico para incentivar a empregabilidade dos egressos (da Fundação CASA), com certeza, muito mais jovens serão incluídos do mercado de trabalho”, afirmou Favaro.

O prefeito de Dois Córregos e presidente do CITP destacou ainda que a intenção do Consórcio é oferecer capacitação e empregar mais adolescentes egressos da Instituição, inclusive como meio de superar uma “queixa” comum dos municípios integrantes na esfera de preocupações das famílias e da segurança pública: o uso e tráfico de drogas. “Para modificar a vida de uma pessoa é preciso oferecer dignidade e dignidade com trabalho”, completou.

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, que acompanhou as atividades do evento junto ao governador em exercício do Estado, Felício Ramuth, destacou a importância dessa iniciativa para evitar o envolvimento dos jovens com a criminalidade. “As comunidades precisam se unir e evitar que os criminosos recrutem os adolescentes em vulnerabilidade para o tráfico”, pontuou o secretário. “Esses jovens, quando apoiados, oferecem respostas positivas, como ocorre nas cidades desta região.”

Segundo a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, que esteve na solenidade, a Carta de Intenção é um passo importante para promover a inserção de egressos no mercado de trabalho. “Essa parceria, conforme o desenho atual do Programa Novos Tempos, vai nos ajudar a ampliar a busca de emprego e capacitação profissional para esses jovens, dando a eles uma oportunidade de reconstruir e direcionar suas vidas de forma digna e produtiva”, concluiu a presidente.

Novos Tempos

O Programa Novos Tempos, da Fundação CASA, focado principalmente na inserção no mercado de trabalho, se destina a adolescentes egressos da internação, internação sanção e semiliberdade que tiveram extinção de medida pelo Poder Judiciário.