Com foco na comunicação, leitura e escrita, jovens do CASA Laranjeiras participam da oficina “Entrando na Cachola”,

Atividade foi desenvolvida por profissionais da biblioteca do Senac Mogi Guaçu

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Laranjeiras, em Mogi Mirim, participaram, no último dia 10 de abril, da oficina “Entrando na Cachola”, ministrada por profissionais da biblioteca do Senac Mogi Guaçu. Com o objetivo de fomentar a autonomia dos participantes na identificação e aprimoramento das habilidades na comunicação, leitura e escrita, a atividade foi dividida em duas partes.

Na etapa inicial, os jovens participaram de dinâmicas com foco na comunicação não verbal, além de jogos com palavras frequentemente utilizadas de maneira inadequada diariamente. Em seguida, os conceitos abordados anteriormente foram aplicados na resolução das questões.

A oficina trabalhou ainda o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes, explorando habilidades socioemocionais, pensamento sistêmico e colaborativo, além do uso eficaz de mídias digitais e outras plataformas de conhecimento. Também foram abordados temas como pesquisa e leitura, acessibilidade e inclusão, atitude empreendedora e visão crítica, baseados em situações do cotidiano.

“A atividade foi enriquecedora. Compreendi a essência de uma comunicação eficiente, o poder transformador da leitura e a importância de escrever corretamente, especialmente nos vestibulares. A prática da leitura é essencial para nos guiar ao sucesso”, declarou o jovem Caio Henrique (nome fictício) do CASA Laranjeiras.

De acordo com Lígia Costa, uma das responsáveis pela atividade ao lado da Cristiane Bastos Afonso, a iniciativa proporcionou, por meio da leitura, comunicação e escrita, “momentos de reflexão e aprendizado, promovendo interação com todo o grupo, de forma que todos pudessem ensinar e aprender”, afirmou.

“A oficina atingiu seu objetivo de proporcionar momentos de aprendizados criativos, inovadores e dinâmicos, contribuindo para o desenvolvimento integral das habilidades dos adolescentes”, destacou o coordenador pedagógico do CASA Laranjeiras, Rodrigo Antonio da Silva Bento.