Adolescentes da Fundação CASA de Lins vivenciam experiência única em tour no estádio do Morumbi

Equipe do CASA Rio Dourado foi campeã do tradicional campeonato de futebol entre internos da instituição

Na manhã desta sexta-feira (12/04), sete adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Rio Dourado, localizado na cidade de Lins, tiveram a oportunidade de vivenciar momentos únicos no estádio do Morumbi, casa do São Paulo Futebol Clube. O tour proporcionou aos jovens uma experiência memorável, possibilitando a todos conhecer um dos principais palcos do futebol brasileiro.

Acompanhados por servidores, os jovens, que conquistaram a XIX Copa CASA de Futebol no último mês de março, foram recebidos pela equipe de monitoramento do estádio e tiveram a chance de explorar as dependências do Morumbi, incluindo o vestiário, arquibancada, zona mista, sala de coletiva e o gramado, além de aprenderem sobre a história do clube e a importância do palco de grandes finais de campeonato.

Para muitos deles, essa foi a primeira vez que estiveram em um estádio profissional de futebol, e a experiência deixará lembranças em suas vidas. “O tour me proporcionou uma experiência única, pois é a primeira vez que visito o estádio do meu clube de coração. Foi incrível poder pisar no mesmo gramado onde tantos craques jogaram e jogam. Nunca vou esquecer esse dia”, afirmou o adolescente Pedro Henrique (nome fictício).

Além de proporcionar momentos de lazer e entretenimento, a visita ao Morumbi também teve um aspecto educativo, mostrando aos jovens a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e oportunidade de superação de desafios.

Para Guilherme (nome fictício), a prática esportiva se tornou refúgio. “Na Fundação CASA, tenho aprendido a importância do esporte na construção de um novo caminho para minha vida. O futebol, principalmente, tem sido a ferramenta poderosa nesse período de internação”, declarou o jovem.

“A iniciativa demonstra o compromisso da Instituição em oferecer experiências enriquecedoras e oportunidades de desenvolvimento pessoal aos adolescentes no processo de ressocialização”, afirmou o diretor do CASA Rio Dourado, Cristiano Garcia Pires.

Já o profissional de Educação Física, Sandro César Pereira Biscola, que foi o técnico da equipe campeã da tradicional competição de futebol entre internos neste ano, disse que os jovens “levam lembranças inesquecíveis deste dia e inspirações para construir um futuro promissor”.

Copa CASA de Futebol

A Copa CASA de Futebol é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Em partida disputada no Estádio Doutor Jayme Pinheiro de Ulhôa Cintra, em Jundiaí, no último dia 28 de março, o time do CASA Rio Dourado, da cidade de Lins, venceu o CASA Botucatu e conquistou o título da competição em 2024. A edição mobilizou mais de 1000 adolescentes em medida socioeducativa de todo o Estado de São Paulo.