Chef de cozinha ensina técnicas a jovens do CASA Osasco I

Dez adolescentes do centro socioeducativo da Fundação CASA tiveram workshop com profissional de restaurante de Cotia

Dez adolescentes, de 15 a 19 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA Osasco I, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, tiveram uma tarde de aprendizado culinário na última terça-feira (03) durante um workshop gratuito com o chef Luciano Marinho de Freitas.

No cardápio, o ensinamento das técnicas de panificação envolvidas para preparar esfihas e o diálogo sobre a história de vida do chef, que possui restaurante na região da Granja Viana, em Cotia, e o mercado de trabalho na gastronomia.

Durante o workshop, os jovens aprenderam não só a receita, como também a importância da higiene e cuidados na manipulação, a dosagem correta dos ingredientes, divisão das porções, o preparo do recheio, tempo de forno e o ponto da massa. Freitas ainda deu dicas de como calcular o trabalho empregado, caso algum dos jovens deseje empreender.

Os rapazes também colocaram a mão na massa e prepararam esfihas com receios de carne e ricota, degustadas ao final. A aula ocorreu na cozinha da área pedagógica do centro socioeducativo da Fundação CASA, onde ocorre hoje o curso de educação profissional básica de preparo de lanches e sucos, ministrado por educadores da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT).

Três dos jovens participantes já haviam feito curso de preparo de lanches e suco no CASA e o workshop foi um complemento de formação. “Esses workshops do chef ampliam os horizontes dos adolescentes, valorizam os jovens no próprio processo socioeducativo e mostram opções de áreas e profissões para que possam pensar em opção profissional no futuro”, avalia a diretora do CASA Osasco I, Fabiane Valentim Koetz.

Esta foi a quinta vez que Freitas realizou voluntariamente workshop no CASA Osasco I. Na primeira, em 2021, ainda durante a pandemia de Covid-19, o chef mostrou os segredos do preparo de uma boa pizza.

IMS

Quatro jovens em internação no CASA Osasco I, com idades entre 15 e 18 anos, visitaram nesta quarta-feira (04) as exposições fotográficas do Instituto Moreira Sales (IMS), na cidade de São Paulo, na parceria que a Fundação CASA, por meio da Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissional (Gacep), mantém com a área educativa da instituição.

Com apoio de educadores na visitação guiada, os adolescentes tiveram contato com um mundo estético novo para eles. Hoje, o IMS está em cartaz na sua programação a exposição sobre centenário do fotógrafo alemão Hans Gunter Flieg – que trabalhou em São Paulo entre os anos de 1945 e 1980, com imagens industriais, publicitárias, arquitetônicas e artísticas –; a mostra da biblioteca de fotografia com fotolivros de artistas visuais africanos; e a exposição permanente a escultura Echo, de 2019, do artista americano Richard Serra.

Para a diretora do CASA Osasco I, a atividade não só proporciona o convívio comunitário mesmo durante a privação de liberdade, como também estimula o gosto pela arte e a cultura. “Apreciar diferentes manifestações culturais e artísticas amplia a percepção de mundo, desenvolve a habilidade de observar e compreender linguagens diversas e desperta a criatividade”, afirma Fabiane.