CASA São Luiz II vence regional do Torneio de Vôlei da Fundação CASA

Equipe superou o time do CASA João do Pulo no tie break e levou a vaga classificatória da Divisão Regional Metropolitana Noroeste

Por 15 a 10 no tie break, o set desempate, a equipe do CASA Jardim São Luiz II superou o time do CASA João do Pulo, do Complexo da Vila Maria e ambos da capital paulista, e conquistou a vaga classificatória da etapa da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) no IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA, modalidade masculina.

O jogo final, vencido por 2 sets a 1, aconteceu nesta terça-feira (17) na quadra do CASA São Luiz II. A DRMNO é a primeira das oito divisões regionais da Fundação CASA selecionar seu representante na etapa classificatória do Torneio. As outras sete divisões realizam até junho suas seletivas locais. Dos oito classificados, quatro seguirão para a etapa estadual.

O jogo da final foi empolgante e com jogadas assertivas. O time do CASA São Luiz ganhou o primeiro sete por 25 a 19. Depois, o time do CASA João do Pulo bateu a equipe por 25 a 18. A superação aconteceu no tie break.

“Tivemos um excelente e disputadíssimo jogo”, afirma o supervisor da DRMNO Thiago Ovigli, que acompanhou as partidas da DRMNO. A equipe do CASA Jardim São Luiz II foi treinada pelos profissionais de Educação Física Magno Ribeiro e Andrea Bueno.

Para o diretor do CASA, Marcelo da Costa Lima, a conquista dos adolescentes é um estímulo para os outros jovens em internação no centro. “Também impacta na gestão do trabalho, porque tivemos o empenho de todos os setores do centro socioeducativo para que os meninos treinassem diariamente”, explica Lima.

Ao todo, times formados por cerca de 120 adolescentes em internação em 14 centros socioeducativos da Divisão jogaram pela vaga para a etapa classificatória do Torneio. As disputas começaram no dia 04 de maio, em dias e locais alternados.

A Divisão optou por dividir os centros socioeducativos em duas grandes chaves, a Complexo Vila Maria e a Complexo Raposo Tavares, em que o vencedor de cada chave disputa a vaga regional – os vencedores foram, respectivamente, o CASA João do Pulo e o CASA Jardim São Luiz II.

A chave do Complexo da Vila Maria foi formada pelos CASAs Onix, São Paulo, Bela Vista, Vila Guilherme, Governador Mário Covas, Nova Vida, Ouro Preto e João do Pulo. As partidas aconteceram no CASA Mário Covas.

Enquanto isso, a chave Complexo Raposo Tavares envolveu os times dos CASAs Ipê, Jardim São Luiz II, Leopoldina e Pirituba, de São Paulo, e os CASAs Osasco I e II, de Osasco.

A DRMNO é uma das oito divisões regionais da Fundação CASA, sendo responsável por supervisionar o atendimento dos centros socioeducativos dos Complexos Vila Maria e Raposo Tavares, além de centros socioeducativos localizados nas zonas Sul e Oeste da capital paulista e dos dois situados na cidade de Osasco.

Sobre o Torneio

Cerca de 800 adolescentes em medida socioeducativa de internação em 80 centros socioeducativos no Estado de São Paulo, de ambos os sexos, participam do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA. Trata-se da primeira edição do campeonato após a decretação da pandemia da Covid-19 – a última ocorreu em 2019.

A disputa masculina é dividida em três etapas: a regional, em que os times dos centros socioeducativos de cada uma das oito divisões regionais disputam a vaga representativa; a classificatória, em que, entre os oito classificados, saem os quatro representantes para a fase estadual; e a estadual, na qual os quatro semifinalistas da categoria masculina jogam as partidas semifinais e finais.

Já na categoria feminina, as equipes vão direto para a fase final, uma vez que a Fundação CASA possui quatro centros socioeducativos no Estado destinados à internação delas.

“Mais do que difundir a modalidade ou mesmo avaliar possíveis talentos para o esporte, o Torneio de Vôlei incentiva os adolescentes a desenvolver habilidades, competências e valores que, às vezes, eles e elas nem percebiam em si”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.