CASA Osasco I promove amistoso de vôlei entre jovens em internação e servidores da prefeitura

A 2ª edição do “Amistosão de Vôlei” reuniu seis profissionais da Secretaria Executiva da Infância e Juventude e cinco atletas amadores da ACM Zona Norte

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Osasco I, na Região Metropolitana de São Paulo, jogaram na última sexta-feira (19) a 2ª edição do “Amistosão de Vôlei”, uma série de partidas da modalidade esportiva que contaram com as participações de seis servidores da Secretaria Executiva da Infância e Juventude de Osasco e de cinco atletas amadores da academia ACM Zona Norte.

A ação ocorreu com o intuito de promover a integração dos jovens com a comunidade local, além de incentivar a prática do vôlei e de troca de experiências intergeracionais. Seis servidores do centro de atendimento da Fundação CASA, das áreas pedagógica e da segurança, também se aventuraram em quadra.

“Quisemos estimular o acesso, conhecimento das regras e a própria atividade física que envolve o vôlei, pois os jovens que atendemos têm muito foco no futebol e, por vezes, era o único esporte que praticavam socialmente”, afirmou a diretora do CASA Osasco I, Fabiane Valentim Koetz.

Ao todo, adolescentes e adultos disputaram 12 partidas, de três sets de 15 pontos cada, durante cerca de duas horas e meia. De um lado, a equipe formada por jovens em internação, do outro, times mistos dos adultos. Os adolescentes ajudaram na arbitragem das partidas. Os profissionais de Educação Física do centro socioeducativo treinaram os jovens, além de auxiliar na organização.

Segundo a diretora do CASA, a atividade se tornou um meio de retribuição com a rede de atendimento. “A prefeitura, por meio de diferentes secretarias, é muito parceira do centro socioeducativo, proporcionando o acesso dos adolescentes ao mercado de trabalho, ao esporte e à cultura”, explicou.

As disputas ainda serviram para mostrar aos adolescentes que é possível manter a vida saudável na terceira idade. Atleta da ACM Zona Norte, a aposentada Terezinha Cardoso, de 68 anos, jogou com muita disposição e tática contra os adolescentes.

“Houve um momento que ela deu uma largadinha do lado dos meninos e fez ponto. Um deles chegou a dizer: ‘Poxa, senhora, não precisava’”, lembrou a diretora. Terezinha pratica ininterruptamente vôlei há pelo menos cinco anos.

A primeira edição do “Amistosão” aconteceu em novembro do ano passado e contou com a participação de representantes de três secretarias municipais de Osasco: Emprego e Renda, Infância e Juventude e Esportes, além de atletas amadores da academia ACM Zona Norte.