CASA Ônix discute habilidades socioemocionais

Entre maio e julho, adolescentes participam de oficinas semanais para debater temas como empatia, felicidade e objetivos de vida

Cada ser humano importa e tem seu valor na vida de com quem se convive. Uma ação solidária tem o seu grau de empatia e altruísmo. Para abordar questões como essas, que envolvem habilidades emocionais e no trato social, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Ônix, no Complexo da Vila Maria, participam semanalmente de oficinas temáticas com os servidores do centro socioeducativo.

Durante os meses de maio, junho e julho, sempre às sextas-feiras, em pequenos grupos, dez jovens participam de rodas de conversa com as equipes gestora, psicossocial e pedagógica para debater temas como empatia, sonhos, felicidade, saúde física e mental, objetivos de vida, dentre outros.

“Esses bate-papos, em que expomos o tema por meio de vídeo ou outro recurso, duram cerca de uma hora e meia e são fracionados para mantermos os cuidados de higiene e distanciamento por causa da Covid-19”, conta o diretor do CASA Ônix, Daniel de Castro.

Ao final de cada bate-papo, a equipe realiza uma dinâmica com os adolescentes, para que exponham suas opiniões e anseios, além de exemplificar quem os inspirou positivamente. “Incentivamos os rapazes a retomar memórias, legitimando a ideia desenvolvida na roda de conversa”, explica o diretor.

Na próxima sexta-feira (28), o tema será o poder da inspiração, com mediação de uma psicóloga e uma assistente social do CASA.