CASA Juquiá nomeia biblioteca em homenagem a Francis Gomes

Com frequência, poeta e cordelista realiza oficinas com os jovens em internação e participa de atividades relacionadas à leitura

Com mais de mil exemplares de diversos gêneros e títulos, a biblioteca disponível para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, passou a ser denominada como Biblioteca Francis Gomes desde o último dia 21 de fevereiro.

Trata-se de uma homenagem ao poeta e cordelista Francis Gomes, no reconhecimento dos jovens e da equipe do centro socioeducativo da Fundação CASA pela atuação voluntária contínua de Gomes no local, incentivando a leitura e a escrita, além de levar mensagens de superação, fé e esperança. No CASA Juquiá, Gomes já realizou saraus e foi parceiro no I Concurso de Poesias do centro socioeducativo, ocorrido em 2022.

O tributo a Gomes foi uma surpresa preparada pelos adolescentes e a equipe pedagógica durante um encontro ocorrido no dia 21 de fevereiro, quando o cordelista fora ao centro socioeducativo doar um kit com 15 exemplares de todas as suas cinco obras.

Durante a breve cerimônia, os jovens não só exaltaram a dedicação de Gomes, destacando como suas ações os influenciam no gosto pela leitura e a escrita, como também leram uma carta e uma poesia, escritas por eles, em que agradeceram por toda a parceria. Em breve será instalada uma placa de acrílico na área de Biblioteca, materializando a homenagem.

“O Francis Gomes é um cordelista que tem orgulho de mostrar suas origens, trazendo a literatura de cordel para os jovens de uma forma muito positiva”, explicou o coordenador pedagógico do CASA, Adriano Barbosa de Oliveira.

A literatura produzida por ele, contudo, vai além do cordel, chegando ao gênero narrativo, como seu último livro – O Preço de um Sonho – que traz reflexões sobre fé, luta, força e coragem. “Reflexões muito importantes para o jovem que cumpre medida socioeducativa”, acrescentou Oliveira.

O incentivo ao hábito da leitura entre os adolescentes em internação já rende frutos. Desde 2022, em parceria com a escola vinculadora, a E.E. Padre Anchieta, a equipe pedagógica mantém o projeto “Ponto de Encontro com a Leitura”, cuja proposta é possibilitar atividades diferenciadas que envolvam direta ou indiretamente a leitura e a escrita. Além do empréstimo de livros da biblioteca para que os jovens leiam nos dormitórios, o “Ponto de Encontro” fomenta oficinas e encontros com autores, como o próprio Francis, durante o período da educação escolar. Tudo em alinhamento com a programação da escola vinculadora.

Na esteia do projeto, a equipe pedagógica do CASA Juquiá implantou o Clube da Leitura, uma espécie de grêmio formado por seis adolescentes em internação e coordenado pela pedagoga Débora de Lima Teixeira e o agente educacional Cícero Tavares. Os jovens auxiliam nas atividades de apoio da biblioteca, como indicação de leituras, organização dos livros, dentre outros.

“Sempre buscamos incentivar a leitura e a escrita como algo espontâneo, fomentando a leitura como um hábito e um prazer na vida dos jovens”, concluiu a pedagoga.