CASA João Paulo II promove Feira sobre Preservação do Meio Ambiente

Primeira edição do evento, em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, terá como destaque a visita de convidados externos e a apresentação de répteis e aracnídeos

Os adolescentes que cumprem medidas de internação no CASA João Paulo II, localizado na cidade de Cerqueira César (DRS) participarão na próxima terça-feira (06/06), das 10h30 às 12h30, da primeira edição de uma feira ambiental no centro socioeducativo.

O evento, chamado “Vamos Juntos Preservar o Meio Ambiente”, tem como objetivo celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente de 2023, que ocorre entre os dias 06 e 09/06.

Um dos destaques da feira será a participação de convidados externos, como representantes do Instituto Federal da cidade de Avaré e do biólogo Thiago Luiz Parra de Godoi, que falará sobre a importância de animais como cobras, aranhas e lagartos no contexto ambiental e apresentará para os jovens alguns espécimes desses bichos.

O objetivo da feira é desenvolver ações educativas que incentivam práticas sustentáveis e trabalhar conceitos como a redução de danos, a conscientização e a preservação ambiental.

O conteúdo foi abordado pelos professores do ensino formal com os adolescentes ao longo do mês de maio, que desenvolveram conteúdos sobre temas como ecossistemas e biomas brasileiros, efeito estufa, poluição, uso incorreto de recursos naturais, intervenção humana e impactos ambientais, o ciclo da água, estatísticas sobre saúde e meio ambiente e Aquífero Guarani.

Esses temas serão apresentados em diferentes linguagens pelos jovens em medida socioeducativa, como, por exemplo, por meio de uma peça teatral, maquetes, cartazes e murais. No encerramento do evento acontecerá a entrega, para os visitantes, de mudas de árvores frutíferas e nativas doadas pela penitenciária “Orlando Brando Filinto” da cidade de Iaras.

Projeto “João Paulo Sustentável”

Desde 2022, o centro socioeducativo João Paulo II realiza ações voltadas à educação ambiental e preservação do meio ambiente com adolescentes e servidores, por meio do Projeto “João Paulo Sustentável”.

No projeto, foram realizadas ações como a coleta de materiais recicláveis e o encaminhamento desses itens para cooperativas de Cerqueira César e para o Projeto “Patinhas Ecológicas” de Avaré, que reverte a venda de tampinhas plásticas em prol de animais carentes e abandonados.

Os adolescentes também participaram de oficinas sobre o cultivo de hortas e agroflorestas, onde aprenderam técnicas de plantio e manejo de hortaliças e de árvores frutíferas e nativas.

Outras ações também buscaram incentivar o trabalho social e o senso comunitário, como doações de hortaliças e verduras para instituições de Cerqueira César e região, além de visitas às empresas que incentivam e investem em sustentabilidade.