CASA João Paulo II desenvolve teatro sobre o livro “O Alquimista”

Peça foi apresentada pelos adolescentes como conclusão da oficina “A Magia do Sonho”, que estudou a fundo esse best-seller do escritor Paulo Coelho

“Onde, afinal, está o tesouro?”. A pergunta, elaborada com base na história do livro “O Alquimista”, do escritor brasileiro, Paulo Coelho, marcou o ponto alto da peça teatral desenvolvida pelos adolescentes em medida socioeducativa no centro da Fundação CASA João Paulo II, de Cerqueira César (DRS). E a resposta você descobrirá no desenrolar desta matéria.

A peça foi criada concomitantemente com a oficina “A Magia do Sonho”, desenvolvida com os adolescentes pela agente educacional, Valéria Aparecida Negrão de Abreu.

Durante aulas, os participantes da oficina foram divididos em duplas e leram a obra de Paulo Coelho na íntegra, por meio de tablets. Ao final das leituras, os jovens eram convidados a fazerem uma reflexão sobre o que foi lido e entenderam o quanto aquela passagem se relacionava com as suas vivências e experiências até o momento.

Cada uma dessas reflexões deu origem a frases, que se transformaram, por sua vez, em cartazes com imagens que também refletissem esses temas.

Por fim, os cartazes se transformaram em uma espécie de roteiro para a apresentação teatral, que foi conduzida por um narrador. O jovem Santiago (nome fictício), de 18 anos, foi escolhido para a função, dado sequência na peça e fazendo a pergunta que marca a abertura do texto.

Como explica a agente educacional, Valéria Abreu, o jovem foi orientado de que a resposta para o questionamento viria de alguém na plateia. “Ele ficou um pouco inseguro e até questionou, ‘e se ninguém responder?’ Mas, nem o Santiago, nem os demais adolescentes e servidores sabiam que convidamos a mãe do jovem para ser essa pessoa no dia da apresentação”, esclareceu.

E o resultado não poderia ser mais emocionante. “No momento em que ele pergunta “Onde, afinal, está o tesouro?”, a mãe dele se levantou, abriu os braços e disse em alto e bom tom: “O tesouro é você meu filho, o tesouro é a nossa família”. Todos, adolescentes, servidores e o próprio Santiago ficaram atônitos na hora, como se tivessem tomado um choque. Depois, veio a emoção e, com lágrimas nos olhos, mãe e filho se abraçando no palco”, completou Valéria.

Na sequência, todos os presentes cantaram a música Raridade, que reforça como cada um é valioso. A ação foi muito elogiada por todos e apoiada pela gestão do centro, em especial o diretor do CASA, José Fernando da Silva, que também já havia lido o best-seller de Paulo Coelho.