Jovens do CASA Araçá participam de projeto de troca de livros

Adolescentes foram destaques em projeto dentro da Fundação CASA e tiveram a oportunidade de trocar exemplares na BiciBiblioteca

Dois jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Araçá, localizado na cidade de Araçatuba e pertencente à DRO, tiveram a oportunidade de participar, no último sábado (14/01) do projeto itinerante de troca de livros chamado “BiciBiblioteca”.

O BiciBiblioteca é desenvolvido na cidade pela IFGM Produções Culturais, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e com o apoio do Ministério do Turismo, de empresas privadas como o Supermercado Atacadão, e da Prefeitura de Araçatuba.

Os dois jovens da Fundação CASA conquistaram a oportunidade ao se destacarem em um projeto desenvolvido dentro do centro socioeducativo chamado “Projeto de Leitura”. A ação dentro do centro é desenvolvida pela pedagoga do CASA Araçá, Matilde da Silva Teodoro.

O “Projeto BiciBiblioteca” consiste em um acervo com mais de 2 mil livros sobre gêneros variados, que é armazenado em um carrinho puxado por uma bicicleta.

O projeto circula em alguns pontos da cidade, com o objetivo de incentivar a leitura e a troca de livros. Para participar da ação, é preciso levar um livro usado para ser trocado por um novo, oferecido pelo projeto.

Como explica a pedagoga, Matilde da Silva Teodoro, a intenção é que os jovens continuem exercitando o hábito da leitura. “Nosso objetivo é que eles leiam esses livros, para depois poderem trocar por outros dois novos e assim deem continuidade às leituras dentro do centro. Isso acaba incentivando os demais adolescentes a adotarem o hábito e a se interessarem nos projetos desenvolvidos dentro do CASA, o que é muito positivo em um contexto geral”, concluiu.