CASA Itaquera tem testagem de IST

Ação de promoção de saúde foi realizada por profissionais do SAE IST/AIDS Cidade Líder II

Todos os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, na zona Leste da cidade de São Paulo, testaram para infecções sexualmente transmissíveis (IST) na última sexta-feira (2) no próprio centro socioeducativo. Um grupo de 35 servidores, profissionais das empresa terceirizadas e professores da escola vinculadora, a E.E. Professora Maria Ferraz de Campos, também participaram voluntariamente.

A ação de promoção de saúde foi realizada por nove profissionais do Serviço de Atendimento Especializado em IST/AIDS (SAE IST/AIDS) Cidade Líder II, localizado na região. O atendimento contou com enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. Houve testagem para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.

Antes da coleta de sangue para a testagem rápida, cada paciente passou por entrevista individual com assistente social e psicólogo, para compreender a vida pregressa. Depois de cerca de 30 minutos da coleta, individualmente, adolescentes, servidores, professores e terceirizados souberam individual e privadamente os resultados.

“Nos casos em que ocorreu resultado positivo, a pessoa já foi orientada sobre tratamento necessário”, explica o encarregado técnico do CASA Itaquera, Irwing Henrique Silva.

“Nossa equipe de enfermagem já queria levar os jovens para fazer a testagem, então, conversamos com a gestão do SAE Cidade Líder II e conseguimos uma equipe para vir ao centro socioeducativo”, completa o encarregado técnico.

O SAE IST/AIDS Cidade Líder II é um equipamento público, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, que acolhe e acompanha pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com serviço de profilaxia pós-exposição, destinado ao público que possa ter se exposto a alguma doença sexualmente transmissível e procura diagnóstico e tratamento.