CASA Itaquera tem palestra com escritora

Ação é parte das atividades de férias do centro socioeducativo da zona leste de São Paulo

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, na zona leste de São Paulo, assistiram na última quarta-feira (11) a uma palestra com a escritora, cantora, compositora e jornalista Esmeralda Ortiz, autora do livro “Esmeralda – Porque não Dancei”, em sua 8ª edição pela editora Longarina.

A atividade pedagógica, realizada para todos os adolescentes nos dois módulos em dois períodos, é parte da agenda de férias escolares do centro socioeducativo.

A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, seguindo o calendário e conteúdo programático da rede pública estadual. Os adolescentes da Fundação CASA retornam das férias escolares no dia 03 de fevereiro.

A escritora contou sobre a autobiografia, que aborda a vivência que teve nas ruas desde os oito anos de idade, envolvendo-se com drogas, violência e indiferença. Ela também contou como superou toda a adversidade, buscando construir sua autoestima e recuperar a dignidade humana, sendo o livro um meio de registrar toda essa trajetória.

Empregabilidade

Ainda na quarta-feira, os jovens em internação participaram de uma palestra com a ex-coordenadora da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Itaquera, Sônia Marin.

Graduada em Gestão de Negócios e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Gestão Escolar pela Universidade São Marcos, a hoje profissional aposentada conversou com os adolescentes sobre a importância da educação como desenvolvimento humano e para a carreira no mercado de trabalho.

A partir da sua experiência de vida, Sônia contou como foi sua carreira profissional, as décadas que dedicou de trabalho ao Senac, até se aposentar no início de 2022. Ela ainda reforçou a oportunidade que o órgão oferece aos adolescentes com bolsas de estudos.

“Os meninos ficaram encantados”, contou o encarregado técnico do CASA Itaquera, Irwing Severiano da Silva.