CASA Itaquera discute o Dia Internacional da Mulher

Adolescentes estudaram evolução dos direitos femininos e confeccionaram cartazes alusivos à data

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, na zona leste da cidade de São Paulo, realizam durante o mês de março diversas atividades pedagógicas relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na última segunda-feira (8).

A partir de análises durante as aulas da educação escolar, os jovens conheceram a evolução da luta pelos direitos femininos e da própria mulher na sociedade, além de debater os papéis que elas ocupam hoje e quais mulheres foram e são importantes em suas vidas. Adolescentes dos três ciclos da educação escolar participaram

Os debates começaram no final de fevereiro. Na primeira semana de março, os adolescentes que estudam no Ciclo I do Fundamental iniciaram a confecção de dois painéis em homenagem às mulheres, afixados no espaço socioeducativo.

Um deles traz informações sobre o marco do Dia Internacional, instituído em 08 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de adjetivos que qualificam a luta por direitos, a postura e os papéis da mulher na sociedade. Em outro, buscaram destacar atributos de mulheres importantes em suas vidas, como mães e avós.

De acordo com a diretora do CASA, Flavia Mangolin de Barros, a proposta pedagógica no mês ainda envolverá discussões a partir de filmes temáticos e realização de atividades, como a elaboração de acrósticos.

Como homenagem às servidoras do centro socioeducativos, os adolescentes entregaram cerca de 30 vasos decorados gesso que fizeram durante oficina, que iniciou nas férias escolares, com a agente de apoio socioeducativo Iracema Dias de Toledo. Cada vaso carrega uma suculenta, planta com capacidade de armazenar água em suas folhas.

Sonhos

Durante o período, dentro da disciplina Projeto de Vida, os adolescentes dos três ciclos ainda montaram a “Árvore dos Sonhos”, cuja copa foi decorada com palavras de incentivo para protagonizarem o que anseiam para o próprio futuro, especialmente após a desinternação.