CASA Itaquá vence regional do Torneio de Damas Online

Disputa envolveu 44 adolescentes internados em 11 centros localizados no Alto Tietê e Vale do Paraíba

Um adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Itaquá, em Itaquaquecetuba, venceu a etapa regional do I Torneio Estadual de Damas Online da Fundação CASA. A competição online foi realizada na terça-feira (16).

Participaram do campeonato 44 adolescentes internados em 11 centros da Instituição localizados no Alto Tietê e no Vale do Paraíba. Os jovens disputaram as 20 vagas destinadas à Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP).

O segundo classificado da etapa regional foi um adolescente do CASA Terra Nova, também em Itaquaquecetuba, enquanto um jovem do CASA Arujá ficou com a terceira colocação.

Nesta etapa da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), das 20 vagas destinadas, os jovens do Alto Tietê conquistaram 6 – CASAs Arujá, Itaquá e Terra Nova com dois cada. Em Guarulhos, três vagas ficaram com os internos dos CASAs Guarulhos e Guayi, duas e uma respectivamente.

Já os adolescentes internados no Vale do Paraíba e Litoral Norte levaram as outras 11 vagas para a fase estadual do Torneio – CASA Caraguá com três vagas; CASAs Lorena, Tamoios e Jacareí com dois cada; e CASAs Atibaia e Taubaté com um adolescente representante cada.

As partidas ocorreram pela plataforma gratuita https://lidraughts.org/, a partir de computadores com acesso à internet nos centros.

Os jovens classificados serão parte do grupo de 160 adolescentes internados em centros socioeducativos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo que disputam a fase estadual do I Torneio Estadual de Damas Online no dia 26 de março. A fase estadual é organizada pela Gerência de Educação Física e Esportes da Fundação CASA.

Entre os objetivos da competição está a disseminação da prática do jogo de forma virtual, colaborando na inclusão digital dos jovens e valorizando o aspecto pedagógico, uma vez que auxilia no desenvolvimento de capacidades cognitivas.

“A damas é um jogo de tabuleiro de séculos e ajuda a estimular capacidades nos adolescentes quanto ao raciocínio lógico na busca da melhor estratégia e mesmo a organização dos elementos para atingir um fim”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Durante a pandemia da Covid-19, a Fundação CASA tem adaptado o atendimento socioeducativo para atividades pedagógicas que mantenham o distanciamento social entre os adolescentes.

A execução de medida socioeducativa em regime fechado no Estado de São Paulo é um serviço público essencial e sua realização tem sido adequada conforme as fases do Plano São Paulo, do Governo de São Paulo.