CASA Bela Vista tem encenação natalina

Adolescentes apresentaram três histórias de celebração de Natal que se cruzaram, na montagem proposta por psicóloga

Três pequenas histórias que se cruzam e mostram a essência do Natal: compartilhar o amor e a fraternidade. Sob esse argumento, nove adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Bela Vista, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo, encenaram a montagem “Uma Peça Teatral para o Natal”, elaborada pela psicóloga Sônia Oliveira.

Servidores do centro socioeducativo e da Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO) e outros jovens em internação e acompanharam a peça. No enredo, três micro-histórias se cruzam.

A primeira, de uma família de classe média-alta sem tempo para compartilhar entre si a celebração natalina. Na segunda, um núcleo familiar com poucos recursos, mas que comemora o nascimento de Jesus Cristo com afeto entre os seus.

A terceira mostrou uma família imigrante, formada por pai e dois filhos, que tenta a vida na cidade grande, mas acaba indo morar na rua e, no Natal, pede e acaba compartilhando a celebração com a um dos membros rejeitados da primeira história.

“Procuramos reforçar que o Natal não é simplesmente uma data de consumismo, mas uma reflexão sobre nossas ações e como podemos ser melhores”, explicou o diretor do CASA, Saulo Baptista.

A preparação, com ensaios, memorização das falas e compreensão das histórias durou cerca de um mês e meio. Outros três adolescentes ainda ajudaram nos bastidores, em especial com as mudanças de objetos nos cenários.

A encenação aconteceu no dia 21 de dezembro. O almoço de confraternização entre adolescentes e 25 famílias, promovido no centro socioeducativo, aconteceu no dia 18 de dezembro.