CASA Bauru promove torneio de Luta de Braço

Evento contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço e do pentacampeão mundial da modalidade

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Bauru, participarão na próxima sexta-feira (12/04), às 13h30 de um evento desportivo diferente, a primeira edição do Torneio de Luta de Braço.

O evento será realizado por meio de um projeto do centro socioeducativo, desenvolvido em conjunto com o pentacampeão mundial da modalidade, o esportista e farmacêutico bauruense Fábio Manfrinato, mais conhecido como Fabinho.

O torneio também será acompanhado pelo presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB) e vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Luta de Braço, Marcio Moreira, da cidade de Capivari e de outros dois representantes da entidade, Felipe Rafael da Silva e Kléber Cristiano Piovezan.

A ideia para o evento surgiu após uma palestra motivacional com a apresentação da modalidade realizada por Fabinho para os adolescentes, no final do mês de fevereiro.

Segundo o diretor do CASA, Marcello Rossini, o evento foi muito produtivo. “Os jovens interagiram bastante, perguntaram sobre a modalidade e isso aumentou a curiosidade deles sobre como acontecem as competições da Luta de Braço. Por isso, a equipe do CASA Bauru, junto com o Fabinho, decidiu realizar o torneio”, destacou.

Em sua palestra, o esportista contou sobre sua história de superação. Na infância, ele contraiu poliomielite, conhecida popularmente como “paralisia infantil”, mas isso não o impediu de lutar por seus objetivos e se tornou um paratleta.

Conhecida popularmente como “Braço do Ferro” ou “Queda de Braço”, a modalidade em questão foi oficializada no Brasil no ano de 1994, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB), após vencer diversos preconceitos e tratar as competições e os atletas com seriedade. No exterior, a modalidade é conhecida como armwrestling, e conta com uma organização global, com a WAF, criada no ano de 1977.