CASA Araçatuba trabalha conceitos de sociologia após assistir ao filme Avatar 2

Iniciativa também visou estimular os adolescentes a se dedicarem aos estudos

Cinco jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Araçatuba (DRO) realizaram recentemente uma visita ao cinema para assistirem ao longa Avatar 2 – O Caminho da Água.

A iniciativa teve como objetivo estimular os adolescentes a se dedicarem aos estudos, uma vez que eles foram “alunos destaques” do ensino formal em 2022 e abordar conceitos como a relação entre a colonização, os povos originários e o meio ambiente e a importância da preservação ambiental, que são temas abordados pelo filme.

A história se passa no planeta fictício de Pandora, habitado inicialmente pelos povos Na’Vi. Anos após tentarem aniquilar esses povos e serem expulsos de Pandora, os humanos retornam para darem continuidade à exploração dos recursos naturais do local.

Os Na’Vi, que vivem harmonicamente com o ecossistema do planeta e estão conectados com sua essência, não concordam com as agressões ao meio ambiente provocadas pelos humanos e combatem essa exploração. No meio dessa batalha, estão os Avatares, corpos geneticamente idênticos aos do Na’Vi, mas criados em laboratório pelos humanos para superarem as condições adversas do planeta.

De acordo com professor sociologia e filosofia do ensino formal, Fabricio Atoguia, o filme trouxe para os adolescentes um outro olhar sobre a questão da colonização. “A escola deve possibilitar para os jovens experiencias culturais enriquecedoras. O filme todo é uma grande reflexão sobre os processos de exploração e colonização de povos, e contribui para que eles adquiram vivencias socioculturais diferenciadas dentro do cumprimento da própria medida”, concluiu.