Servidores têm formação na Pinacoteca

Profissionais das áreas pedagógica e de segurança conheceram acervo para multiplicar conhecimento com jovens

Um grupo de 17 agentes de apoio socioeducativo, agentes educacionais, pedagogos e supervisores participaram na última quinta-feira (09) de um encontro formativo com educadores do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) da Pinacoteca de São Paulo, no bairro da Luz, na capital paulista.

O foco foi aproximar esses servidores, que geralmente acompanham os adolescentes nas visitas presenciais, do acervo local, de forma a multiplicar o conhecimento junto aos jovens quando da visitação.

Os servidores participantes atuam em centros socioeducativo e na área de supervisão de seis das oito divisões regionais da Instituição: Metropolitana Noroeste (DRMNO), Metropolitana Sudeste (DRMSE), Metropolitana Campinas (DRMC), Litoral (DRL), Vale do Paraíba (DRVP) e Sudoeste (DRS).

A iniciativa é parte de uma parceria entre a Pinacoteca e a Fundação CASA, por meio da Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (Gacep). Três técnicos da Gacep acompanharam a formação: Cláudia Sabbatini, José Apóstolo Neto e Denise Gama Pires Manoel.

Durante uma hora e meia, os servidores conheceram a história do museu de arte – o mais antigo da capital paulista, fundado em 1905 – e refletiram sobre os processos que podem levar à inclusão e exclusão social, inclusive no acesso à arte por parte dos adolescentes em atendimento.

Os profissionais também visitaram cinco salas do acervo. Cada um recebeu uma filipeta com diferentes direitos humanos. Em seguida, foram convidados a buscar, nas obras locais, aquela com a qual mais se identificavam e que pudesse traduzir um direito humano. Com isso, perceberam, na prática, como o mesmo processo ocorre na visitação com os jovens em internação e semiliberdade.

“A ideia é que os servidores tenham contato com as dinâmicas que os educadores praticam com o grupo de jovens, podendo se sentir igualmente pertencentes ao espaço, estando já ambientados”, explica a técnica da Gacep Denise Gama Pires Manoel.

Todos os sábados, a Pinacoteca oferece programação e acesso gratuito ao público. Tanto servidores quanto seus familiares podem gozar do benefício.

Na parceria com a Fundação CASA, mediante agendamento com a Gacep e conforme a disponibilidade, adolescentes em internação e semiliberdade podem participar de visitas presenciais e on-line.

Em 2023, as visitações acontecem desde janeiro e há programação agendada até abril. A visita on-line costuma ser requisitada por centros socioeducativos mais distantes da cidade de São Paulo, pertencentes às Divisões Regionais Oeste (DRO) e Norte (DRVP).