CASA Araçatuba promove atividades sobre o Setembro Amarelo

Ações focaram na questão da valorização da vida

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Araçatuba (DRO) participaram ao longo do mês de atividades com foco na campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio.

O projeto, chamado “Setembro Amarelo:  amor à vida”, foi idealizado pelos professores do ensino formal, da escola estadual Professor José Arantes Terra, e contou palestras sobre o assunto, dinâmica de grupo e produção de cartazes.

As atividades foram realizadas interdisciplinarmente, com destaque para palestras sobre autoestima e otimismo.

O destaque, porém, ficou com a dinâmica conhecida como “Dinâmica do Espelho”, onde cada adolescente foi convidado a imaginar qual imagem secreta de uma pessoa, que estaria escondida dentro da caixinha.

A caixa fechada por todos os participantes e depois cada um é convidado a abrir a caixinha. Porém, ele não pode comentar qual imagem viu ali dentro. No caso, a caixa contém um espelho, e o jovem deve então fazer uma reflexão sobre essa “pessoa”.

De acordo com a pedagoga, Matilde da Silva Teodoro, a dinâmica produziu resultados muito positivos. “Eles passam a pensar em qual sentimento eles tiveram ao abrir a caixa, o que pensam de toda a ação e então é trabalhos questões como positividade e otimismo”, concluiu.

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP