CAIP Ruth Pistori realiza festa julina

Celebração marcou fim das férias escolares e os 10 anos de funcionamento do centro de atendimento inicial e internação provisória feminino

As adolescentes em internação provisória e internação sanção no CAIP Ruth Pistori, na cidade de São Paulo, realizaram na última quinta-feira (27/07) uma festa julina com direito a comida típica, dança de quadrilha e música sertaneja ao vivo com o cantor Celso Ângelo e o tecladista Rodrigo Torres, que possui deficiência visual.

A festividade celebrou os 10 anos de atividade do centro de atendimento inicial e internação provisória feminino da Fundação CASA, além de encerrar a agenda de atividades especiais nas férias escolares.

A participação das jovens na elaboração da festividade foi bastante ativa. A oficina de confecção de sacolas, realizada ao longo de julho, redundou no aprendizado aplicado e transformado em saquinhos de doces na festa.

As roupas utilizadas na dança sofreram customização pelas mãos e criatividade das garotas, sob o olhar atento de membros da igreja Jeame, parceira do centro socioeducativo no Programa de Assistência Religiosa (PAR). A profissional de Educação Física Lucicleide Aparecida da Silva criou a coreografia da quadrilha e ensaiou as jovens.

Ao longo do mês, a equipe pedagógica desenvolveu com as jovens as ações da Jornada Socioeducativa, conjunto de atividades propostas pela Superintendência Pedagógica da Fundação CASA para o mês das férias escolares.

Uma das propostas previa a realização de uma ação com parceiro externo dentro do próprio centro socioeducativo. “Nada melhor do que trazer alguém de fora para falar sobre inclusão, especialmente uma pessoa que vive isso”, afirmou a coordenadora pedagógica do CAIP Ruth Pistori, Patrícia Oliveira Módolo. “Toda o centro socioeducativo participou, foi muito bom!”

O CAIP entrou em funcionamento em maio de 2013. A educação escolar na Fundação CASA ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.