Três jovens do CASA Jacareí representarão município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Adolescentes foram eleitos por seus pares durante a Conferência Municipal realizada em Jacareí

Três adolescentes de 16 anos que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, estão entre os seis jovens escolhidos para representar o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deve ocorrer até agosto. Os outros três eleitos são de instituições do ensino da cidade.

Os jovens foram eleitos durante a XII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura de Jacareí no final de março, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, no Complexo Educacional Paulo Freire, em Jacareí.

Na ocasião, 11 adolescentes do CASA Jacareí e do CASA de Semiliberdade de São José dos Campos participaram das discussões no evento. O tema foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de COVID-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Entre os temas debatidos sobre os direitos infanto-juvenis estiveram a saúde mental, o esporte, a educação, a política ambiental e o racismo estrutural.

Um dos jovens representantes do CASA Jacareí explanou durante o evento sobre a segurança alimentar. Servidores representantes de todos os setores do centro socioeducativo também participaram a Conferência Municipal.

“Se desejamos que os adolescentes atendidos na Fundação CASA sejam protagonistas de sua história, isso inclui mostrar o papel cidadão que podem exercer”, afirma o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

As conferências dos direitos da criança e do adolescente são espaços de diálogo que avaliam as políticas públicas infanto-juvenis sob a visão do público destinatário. São avaliadas políticas e ações de promoção, controle social, proteção e defesa em três etapas.

A Conferência Municipal é o primeiro passo, o local, para os debates e escolher as representações de crianças e adolescentes que discutirão os temas na Conferência Estadual.

Na etapa estadual, a segunda, os representantes de crianças e adolescentes elegerão os delegados do Estado de São Paulo, que por sua vez, apresentarão suas propostas na 12ª edição da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para ocorrer em novembro deste ano. A etapa nacional é a última do processo.

Os adolescentes do CASA Jacareí que estiveram na Conferência Municipal frequentam regularmente de oficinas mensais no centro socioeducativo que discutem temáticas ligadas à cidadania, além de terem participado de oficinas específicas sobre direitos humanos de crianças e adolescentes com as equipes de referência como preparação para a Conferência Municipal.

Foto: Alex Brito/PMJ