Time do CASA Guarulhos conquista etapa regional da Copa CASA

Jovens levaram título da Divisão Regional Vale do Paraíba e vaga para o estadual do torneio da Fundação CASA

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Guarulhos, na cidade da Região Metropolitana de São Paulo, estão em festa após a conquista da etapa regional da Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP) na XIX Copa CASA, o campeonato de futebol promovido pela Fundação CASA.

Além do troféu do regional, a equipe leva a vaga para a etapa estadual do campeonato. A conquista veio na última quinta-feira (22), após os jogos do triangular final, no Estádio Municipal Armando Maiolino, em Arujá, contra os times dos CASAs Atibaia e Guayí (de Guarulhos), com vitórias, respectivamente, pelos placares de 2 a 0 e 4 a 1.

Em segundo lugar ficou o time do CASA Atibaia, que venceu o CASA Guayí por 5 a 1. Com as duas derrotas, o CASA Guayí ficou na terceira colocação. Os três primeiros colocados receberam medalhas. A DRVP é uma das oito administrações localizadas da Instituição.

Cerca de 65 adolescentes em internação em cinco centros de atendimento da Fundação CASA em municípios do Alto Tietê e do Vale do Paraíba participaram da etapa regional da DRVP.

As partidas começaram na última terça-feira (20), quando também jogaram no Estádio Municipal “Benedito José Ferreira dos Santos”, em Guararema, as equipes dos CASAs Jacareí e Atibaia, que acabaram não se classificando para o triangular final.

A cessão dos espaços nos estádios resultou de parcerias articuladas pela Divisão Regional com as prefeituras de Guararema e Arujá, por meio das secretarias municipais de Esporte.

O time do CASA Guarulhos se junta a outras três equipes já classificadas para a etapa estadual da 19ª edição da Copa CASA: CASA Limeira, representando a Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC); CASA Botucatu, representante da Divisão Regional Sudoeste (DRS); e CASA Ouro Preto, da capital paulista, representando a Divisão Regional Metropolitana Noroeste (DRMNO).

A DRVP é uma das oito administrações regionais da Fundação CASA e responde pela supervisão do atendimento dos centros socioeducativos localizados em cidades do Alto Tietê e Vale do Paraíba.

Sobre a Copa CASA de Futebol

A Copa CASA de Futebol, na 19ª edição promovida pela Fundação CASA, é o maior campeonato de futebol masculino no Brasil destinado a adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação.

Historicamente a iniciativa conta com o apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF) na realização da etapa estadual, com a cessão de espaços para os jogos nas etapas finais, além de materiais – como bolas, troféus e medalhas para as equipes campeãs. Uma equipe de arbitragem oficial também apita as partidas finais da competição.

“A parceria entre a Federação Paulista de Futebol e a edição da Copa CASA é uma oportunidade única para os jovens da Fundação CASA se envolverem em uma competição estruturada, que promove a inclusão, o respeito e os valores positivos por meio desse esporte”, pontuou o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Mauro Silva, durante a reunião na FPF para renovar a parceria, ocorrida no final de janeiro deste ano.

De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o esporte é essencial para os adolescentes. “O futebol, especialmente, desempenha um papel crucial na vida dos jovens da Instituição. Por meio dele, promovemos valores como trabalho em equipe, disciplina e resiliência”, destacou.

A Copa CASA se divide em duas fases: a regional e a estadual. Na regional, os times locais, separados conforme a divisão regional da Fundação CASA, jogam entre si e o vencedor dessa etapa segue para a fase estadual. São selecionados oito representantes no Estado.

A fase estadual, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, se subdivide em classificatória e final. Na classificatória, as oito equipes selecionadas nos regionais disputam as quatro vagas para a final. Já na etapa final, acontecem os jogos semifinais e finais.

A Instituição promove o evento anualmente desde 2005 – apenas em 2021, durante o período mais agudo da pandemia de Covid-19, não houve a edição.