Servidores passam por formação no Museu da Imagem e do Som

Funcionários conheceram a megaexposição “Terror no Cinema” e poderão auxiliar nas visitas dos jovens atendidos

Um grupo de 27 servidores das áreas pedagógica e de segurança de 15 centros socioeducativos do Estado participaram na última terça-feira (09) de um encontro formativo no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no bairro do Jardim Europa, em São Paulo. No local, conheceram de forma mais estruturada a megaexposição “Terror no Cinema”, em cartaz desde outubro de 2023.

O objetivo foi proporcionar o contato dos profissionais e aprofundar seu conhecimento na exposição oferecida ao público, de forma que possam auxiliar durante a visitação dos adolescentes atendidos na Fundação CASA. Até fevereiro, a Gerência de Arte, Cultura e Educação Profissionalizante (Gacep) estima que 97 jovens participem de 24 visitas ao MIS do Jardim Europa.

Participaram servidores dos CASAs Rio Paraná, Topázio, Semiliberdade Azaleia, Feminino Bom Retiro, Governador Mário Covas e Vila Guilherme, de São Paulo; Osasco I, de Osasco; São Bernardo II, de São Bernardo do Campo; Arujá; Tapajós e Novo Tempo, de Franco da Rocha; Vila de São Vicente, de São Vicente; Atibaia; Esperança; de Itapetininga; e Mogi Mirim. Também participou a Supervisão da Divisão Regional Litoral (DRL).

A formação durou cerca de duas horas e foi dividida em duas etapas: uma espécie de aula com um educador da equipe do Museu, seguida de uma visita guiada pela exposição.

Durante a aula no auditório, o educador explicou os grupos temáticos eleitos pelos curadores dentro do gênero terror para a megaexposição, assim como as particularidades de alguns dos subgêneros eleitos, como o expressionismo alemão, zumbis, assassinos em série, dentre outros.

A mostra imersiva se divide em setores temáticos, trazendo diferentes subgêneros do terror por meio de fotos, vídeos e até itens originais dos filmes cedidos pelas produtoras.

“A ideia do encontro foi de ambientar os servidores não só sobre o espaço físico do MIS, mas, principalmente, sobre o conteúdo expositivo, de forma que também possam incentivar o preparo prévio com os jovens”, explica o gerente da Gacep, Wellington Araújo. “Assim, qualificamos a visitação com um ‘olhar mais treinado’ para as minúcias das instalações, valorizando também o papel do servidor.”

Desde 2019, a Fundação CASA realizou quatro encontros formativos anuais no MIS Europa. Nos anos de 2020 e 2021 não houve devido à pandemia de Covid-19.