Semiliberdade de São Bernardo recebe visita do presidente da Fundação CASA

Visita aconteceu nesta sexta-feira (24/02)

O presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, visitou nesta sexta-feira (24/02) o centro socioeducativo de semiliberdade na cidade de São Bernardo do Campo, no ABCD paulista. A visita aconteceu com o objetivo de conhecer o espaço socioeducativo, os servidores e os jovens que cumprem medida no espaço.

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo, a semiliberdade é uma medida socioeducativa que o adolescente é inserido gradativamente à sociedade. “Neste sentido, estabelece a obrigatoriedade da escolarização, educação profissional, cultural e esportiva do jovem, numa interação constante com a comunidade, utilizando-se, preferencialmente, de recursos da própria rede de serviços da cidade”, destacou o presidente da Fundação CASA.

A medida socioeducativa de semiliberdade pode ser determinado desde o início ou como forma de transição para o meio aberto, possibilitando a realização de atividades externas, independentemente de autorização judicial. Essa medida não comporta prazo determinado, aplicando-se, no que couber, as disposições relativas à internação.

Em linhas gerais, os jovens dormem numa unidade de semiliberdade da Fundação CASA. Durante o dia, sob orientação pedagógica e monitoramento, fazem atividades educativas externas e são obrigados a frequentar o ensino formal e cursos de educação profissional.

A vantagem da modalidade é que o acesso do adolescente à rede social e assistencial do município é mais fácil. Os jovens podem participar de cursos e programas oferecidos na cidade, uma vez que ficam livres durante o dia. Há casos de jovens que conseguem oportunidade de trabalho na execução da medida de semiliberdade. Existem casos também de adolescentes que entraram na universidade nesse período.