Sabesp leva programa de conscientização ambiental a jovens da Fundação CASA
Jovens da instituição têm a oportunidade de conhecer a importância da preservação do meio ambiente e de evitar a poluição das águas
A Sabesp e a Fundação CASA estão levando aos adolescentes internos da instituição o projeto “Nossa Água”, uma plataforma móvel de educação, ciência e cidadania instalada na carreta “Somos Água”. O objetivo é proporcionar ao público uma imersão no universo das águas, incluindo um passeio em realidade virtual pelo Rio Pinheiros, um cinema digital 270° sobre a jornada da água e games interativos.
A série de visitas da carreta começou nesta terça-feira (21/12) com a participação dos jovens internados nos CASAs João do Pulo e Ouro Preto, no Complexo da Vila Maria, e depois o veículo segue para outros centros socioeducativos. O início da atividade contou com as presenças do diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga, e do secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.
“Hoje realizamos no Complexo Vila Maria um importante trabalho de conscientização sobre o uso da água com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Quero agradecer ao governador João Doria e ao presidente da Sabesp Benedito Braga por nos dar esta oportunidade de trazermos esta carreta da Sabesp para iniciarmos este trabalho de conscientização aqui e vamos expandir para outros centros”, destacou Fernando José da Costa.
“Estamos realizando um importante trabalho integrando as entidades do Governo do Estado de São Paulo. No âmbito do meio ambiente, a conscientização do uso racional da água e a segurança hídrica são fatores muito importantes para levarmos água com qualidade a toda população do Estado. Os adolescentes da Fundação CASA também têm que ter esta consciência”, disse Benedito Braga.
A atividade da carreta “Somos Água” é uma forma lúdica de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, com destaque para a necessidade de evitar a poluição das águas. O visitante tem a oportunidade, por exemplo, de conhecer a jornada da água, uma apresentação que mostra todo o ciclo da água na natureza, desde a chuva que cai nos mananciais e a captação para tratamento e consumo.
Os visitantes também têm acesso a um jogo educativo sobre a poluição dos rios e o simulador de consumo em casa, além da viagem com óculos 3D pela história do rio Pinheiros. Por meio da realidade virtual, é possível conhecer as transformações da paisagem no entorno do rio e a forma como isso afetou a qualidade das águas. A carreta tem ainda informações sobre o Novo Rio Pinheiros, o programa do Governo do Estado, com participação da Sabesp, que vai despoluir o rio até o final de 2022, integrando o curso d’água à vida da cidade.