Representantes de 43 municípios participam de ciclo de palestras da Fundação CASA sobre o Programa de Pós-Medida

Evento foi realizado com o apoio da DRADs de Araçatuba e contou com a presença de 200 pessoas

 

A Fundação CASA realizou na manhã da última quinta-feira (02/03), um ciclo de palestras voltadas ao tema “Pós-Medida Socioeducativa e Empregabilidade” para autoridades de 43 munícipios. O evento teve apoio da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) da cidade de Araçatuba e foi realizado no Prédio Siran, localizado no centro da cidade.

O ciclo contou com a presença de 200 pessoas, dentre elas a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flores, o juiz da Vara do Trabalho e diretor do Fórum Trabalhista de Araçatuba, Clovis Victorio Junior, a procuradora do trabalho de Araçatuba, Ana Raquel Machado Bueno de Morais e o promotor da Infância e da Juventude, Joel Furlan.

Também participaram várias autoridades dos 43 municípios presentes, como secretários municipais e representantes do Poder Judiciário, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Rotary Club, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentre outros.
O ciclo teve como objetivo apresentar o programa de Pós-Medida e sensibilizar sobre a questão da empregabilidade desses jovens.

Na programação, houve a palestra da procuradora do trabalho, Ana Raquel Machado Bueno de Morais, e palestra do promotor da Infância e da Juventude, Joel Furlan. Ambos falaram sobre a importância do cumprimento dos encaminhamentos e cotas para o Programa Jovem Aprendiz.
Na sequência, aconteceu a palestra do gerente técnico da Gerência de Pós-Medida e Empregabilidade da Fundação CASA, Paulo Henrique Lucas da Silva, que abordou o funcionamento do programa da Fundação CASA.

Para o gerente técnico, Paulo Henrique Lucas da Silva, a palestra trouxe um novo olhar sobre o programa. “Os presentes tiveram uma perspectiva ampliada sobre o atendimento socioeducativo realizado pela Fundação CASA, entendendo que o trabalho desenvolvido pelos nossos profissionais precisa ter uma continuidade do lado de fora dos centros. Por isso que a iniciativa do Pós-Medida é tão importante, pois permite um acompanhamento personalizado para esses jovens”, destacou o gerente.

Após a palestra do gerente técnico, um jovem de 19 anos, egresso do CASA Araçá, contou sobre o atendimento realizado pelo programa e sobre como isso possibilitou a conquista de uma oportunidade de trabalho.

Segundo o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o programa de Pós-Medida já apresenta resultados. “Por meio das parcerias e dos atuais termos de cooperação, conseguimos obter relatos com o desse jovem, que conquistou uma vaga no mercado formal e agora está galgando novos objetivos”, comentou o presidente.

 

Sobre o Programa de Pós-Medida

O programa de Pós-Medida tem como objetivo atender adolescentes e jovens do município, logo após cumprirem medidas socioeducativas em centros da Fundação CASA e receberem sua desinternação.
Eles serão acompanhados por uma equipe local, sendo estimulados a buscarem novas oportunidades, como uma formação acadêmica e/ou a inserção profissional, bem como a participação na vida comunitária, garantindo os direitos fundamentais da inclusão e do protagonismo social.

As tentativas de inserção no mercado de trabalho ocorrerão durante os primeiros seis meses desse acompanhamento. Outro objetivo do programa é evitar a reincidência em atos infracionais.

A iniciativa, inédita em âmbito nacional, foi instituída como programa em 2021, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e utiliza ações de suporte aos adolescentes e jovens nas áreas de assistência social, educação, saúde, capacitação e empregabilidade.

Atualmente, 62 municípios paulistas assinaram o acordo com a Fundação CASA para a implementação do Programa de Pós-Medida.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP