Projeto Sarau Zine motiva jovens do CASA Sertãozinho
Projeto tem como proposta trabalhar a poesia em suas várias facetas
Com direito a RAP, rimas e poemas de sobra, os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Sertãozinho (DRN) participaram recentemente da oficina do Projeto Sarau Zine.
O projeto, voltado para os jovens, tem como proposta trabalhar a poesia em suas várias facetas, ensinado a construção de versos, rimas, ritmos e temas.
Para isso, o projeto utiliza linguagens próximas dos adolescentes, como o RAP, que une ritmo às rimas, além de incentivar os jovens a elaborarem seu próprio “zine” poético, ou seja, um material que une técnicas de ilustração e desenho às poesias.
O Projeto se apoia em uma metodologia, que inclui apresentar os vários movimentos literários, motivar a produção de textos, apresentar livros e obras, criar um Baobá de Poesias (onde cada galho e folhas dessa árvore sejam poemas feitos pelos jovens) e, por fim, a criação de um varal de poemas que possa ser compartilhado pelos adolescentes.
O Sarau contou ainda com a participação do MC Izak e também houve a doção de exemplares do livro “Sobrevivendo no Inferno” do grupo Racionais MCs.
Segundo a Coordenadora Pedagógica Regiane Rodrigues Milani Pontes que participou do evento, os adolescentes adoraram todas as atividades. “A que eles mais gostaram foi a confecção das poesias. Os meninos participaram muito e o resultado foi surpreendente, eles têm muita criatividade. Agradeço a Secretaria de Assistência Social de Sertãozinho que disponibilizou transporte aos profissionais do Sarau para que o evento fosse realizado”, concluiu.