Projeto impulsiona habilidades artísticas de adolescentes da Fundação CASA em Campinas

Lançada em 2021, oficina de desenho e pintura leva produções artísticas aos murais do Ministério Público e Defensoria da cidade

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, está proporcionando uma nova perspectiva de vida e desenvolvimento pessoal para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Maestro Carlos Gomes, em Campinas, com o projeto “Desenhando o mundo”. Idealizada em 2021 por Abenahildo Alencar Silva, um agente de apoio socioeducativo apaixonado por desenho e pintura, a atividade utiliza a arte como ferramenta de transformação social e emocional para os jovens internos.

Durante os momentos livres, os adolescentes participam da oficina de desenho e pintura, na qual aprendem e aperfeiçoam suas habilidades artísticas. Sob orientação do servidor, os jovens exploram diversas técnicas e expressam suas emoções e histórias pessoais por meio da arte. “O objetivo é proporcionar um espaço seguro e criativo onde os adolescentes possam se expressar e desenvolver habilidades que vão além do âmbito artístico, incluindo autoconfiança, disciplina e trabalho em equipe”, explica Abenahildo.

Os materiais utilizados incluem lápis grafite 06, HB, 2B, 4B e, ocasionalmente, lápis de cor, com foco especial em grafite para ensinar sombreamento, profundidade e forma. “Cada jovem desenvolve seu próprio estilo. Usamos referências da internet, projetamos na tela e ensinamos técnicas de sombreamento, luz e ponto de fuga”, detalha Abenahildo, autodidata em desenho.

Mural Maestro Carlos Gomes
Em 2022, uma parceria com a Defensoria Pública de Campinas resultou na criação do “Mural Maestro Carlos Gomes” nas unidades 1 e 2. Desde então, as produções artísticas dos adolescentes são selecionadas e enviadas bimestralmente para compor o mural. Em 2023, a iniciativa foi expandida para o Fórum e o edifício do Ministério Público da cidade. As obras também são exibidas em dois painéis no centro socioeducativo.

“A iniciativa reforça o talento e a dedicação dos adolescentes envolvidos, além de destacar a importância de iniciativas artísticas no processo de reabilitação e desenvolvimento integral dos jovens”, afirma a coordenadora pedagógica do CASA Maestro Carlos Gomes, Karen Suzan Araújo Custodio.

“Este projeto não apenas revela os talentos artísticos dos nossos jovens, mas também serve como um exemplo inspirador de como atividades socioeducativas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento integral dos adolescentes. Por meio da arte, os jovens descobrem novas possibilidades e habilidades, construindo um futuro mais promissor e inclusivo para eles”, reforça a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.